TITANIC

Confira as últimas informações sobre o submarino desaparecido

Expedição foi formada para visitar os destroços do Titanic no Oceano Atlântico

Vinícius Barros
Vinícius Barros
Publicado em 22/06/2023 às 13:00 | Atualizado em 22/06/2023 às 13:08
Handout / OceanGate Expeditions / AFP
Equipes de resgate de Estados Unidos e Canadá estão em buscas do submarino Titan - FOTO: Handout / OceanGate Expeditions / AFP

A Guarda Costeira dos EUA afirmou ter encontrado nesta quinta-feira (22) destroços nas áreas de busca pelo submarino desaparecido. Conhecido como Titan, o submersível fazia uma expedição pelo Titanic.

Segundo a Guarda Costeira, os destroços foram observados perto de onde estão os restos do Titanic, por uma das sondas que fazem as buscas.

DESTROÇOS DO SUBMARINO DESAPARECIDO

Por volta das 16h (horário de Brasília), será concedida uma entrevista coletiva sobre essa descoberta.

"Uma área com destroços foi descoberto dentro da área de busca por um perto do Titanic. Especialistas do comando unificado estão avaliando as informações", disse o comando Nordeste da Guarda Costeira norte-americana, que coordena as operações de busca.

ACABOU O OXIGÊNIO DO SUBMARINO DESAPARECIDO?

Por volta das 7h desta quinta (22), chegou ao fim a previsão sobre o tempo de oxigênio disponível no submarino Titan, desparecido no Oceano Atlântico, durante expedição em busca dos destroços do Titanic.

A estimativa tinha sido projetada pela Guarda Costeira dos Estados Unidos, que em coletiva na manhã da quarta-feira (21), afirmou que trabalhava com um tempo inferior a 20 horas.

Onde o submarino desapareceu?

O submarino fazia expedição na região onde estão os restos do Titanic, no Oceano Atlântico Norte. A área fica mais precisamente a 650km da costa leste do Canadá. 

O SUBMARINO DESAPARECIDO FOI ENCONTRADO?

Nas buscas pelo submarino Titan, que saiu com cinco pessoas a bordo e tinha como objetivo visitar os destroços do Titanic, equipes de resgate renovaram suas esperanças nas últimas horas.

Veículos de comunicação dos EUA tiveram acesso a um memorando interno vazado que chegou ao Departamento de Segurança Interna dos EUA. Segundo o documento, uma aeronave canadense detectou "sons de batidas" subaquáticas em intervalos de 30 minutos vindos da área de busca.

BUSCAS PELO SUBMARINO DESAPARECIDO

O submersível, de 6,4 metros de comprimento, desapareceu durante uma expedição turística no último domingo (18) e foi projetado para ter uma capacidade de emergência de até 96 horas de oxigênio.

A perda de contato foi registrada 1 hora e 45 minutos após o mergulho.

"O P8 [aeronave canadense] ouviu sons de batidas na área a cada 30 minutos. Quatro horas depois, um sonar adicional foi implantado e batidas ainda eram ouvidas", relatou a revista Rolling Stone.

HISTÓRIA DO SUBMARINO DESAPARECIDO

De acordo com a Guarda Costeira dos EUA, havia um piloto e mais quatro pessoas a bordo do submarino, sendo três delas turistas que pagaram pela viagem, promovida pela empresa OceanGate.

Quem são os turistas no submarino Titan?

Hamish Harding

  • Hamish Harding, de 58 anos - empresário bilionário britânico que possui três recordes registrados no livro Guinness pelo seu perfil aventureiro

Shahzada Dawood

  • Shahzada Dawood, empresário paquistanês e o filho dele, Suleman, como informou a família.

A Action Aviation, presidida por Hamish Harding trabalha na venda de jatos privados e tem sede em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Já o paquistanês Dawood é o vice-presidente de um dos maiores grupos do Paquistão, a Engro Corporation, com investimentos em fertilizantes, fabricação de veículos, energia e tecnologias digitais. O empresário é casado e tem dois filhos.

Paul-Henry Nargeolet

O explorador francês Paul-Henry Nargeolet, de 73 anos, conhecido como "Mister Titanic", teve sua presença confirmada segundo a família.

Presidente da OceanGate a bordo

A quinta pessoa a bordo ainda não foi confirmada, mas informações da BBC dão conta de que seria Stockton Rush, o presidente da OceanGate.

Caso do Submarino: Horas de autonomia embaixo d'água

De acordo com a Guarda Costeira, estima-se que o submarino tenha entre 70 e 96 horas de oxigênio disponível a bordo no momento do desaparecimento. O veículo, com cinco pessoas a bordo, desapareceu durante uma viagem aos destroços do famoso navio Titanic.

John Mauger explicou que as buscas estão sendo "complexas", pois as autoridades estão procurando o submarino tanto embaixo d'água quanto na superfície.

O que se sabe sobre o Submarino Titan?

Com uma capacidade de mergulhar a uma profundidade de 4 mil metros em "margem confortável de segurança", o Titan foi criada pela empresa OceanGate à base de fibra de carbono e titânio, tendo sido submetido a mais de 50 testes de mergulho, inclusive a uma profundidade próxima à dos destroços do Titanic.

  • Peso do submarino Titan: 10 toneladas
  • Comprimento do submarino Titan: 6,7 metros
  • Autonomia de oxigênio do submarino Titan: até 96 horas
  • Capacidade: cinco pessoas, incluindo piloto
  • Velocidade do submarino Titan: 3 nós.


Nó é uma medida de velocidade igual a uma milha náutica por hora, ou seja, cerca de 1,852 km/h.

Destroços do Titanic

Um especialista chamado Larry Daley, pesquisador especializado nos destroços do Titanic, contou que a tecnologia pode ser útil nesse caso.

Daley afirmou que, graças aos avanços tecnológicos, o veículo submersível é capaz de manter os passageiros vivos por várias horas. Ele lembrou que já passou 12 horas explorando os destroços do Titanic em um submarino, destacando que possuem um sistema próprio de respiração a bordo.

O Titanic afundou em 14 de abril de1912 e só foi achado em 1985. 

OceanGate

Seguindo as devidas manutenções, como a troca do filtro e purificador de CO2, é possível permanecer lá por algumas horas, explicou o estudioso. O submarino desaparecido pertence à empresa OceanGate, que realiza esse tipo de serviço desde 2021.