SUBMARINO OCEANGATE

O QUE É IMPLOSÃO DE SUBMARINO? Veja porque o SUBMARINO IMPLODIU enquanto se dirigia aos destroços do TITANIC

A Guarda Costeira norte-americana confirmou a implosão do submarino Titan, da OceanGate, que levava cinco tripulantes para visitar os destroços do Titanic.

Thiago Freire
Thiago Freire
Publicado em 23/06/2023 às 6:34 | Atualizado em 23/06/2023 às 7:19
Notícia
Reprodução/Oceangate
De acordo com a Guarda Costeira, os detritos do submersível estão no leito do oceano atlântico. - FOTO: Reprodução/Oceangate

Depois de muita especulação e buscas intensas, a Guarda Costeira dos EUA confirmou que o submarino Titan, da OceanGate, implodiu, matando os cinco tripulantes a bordo.

Segunda as autoridades, o submarino implodiu enquanto descia no Oceano Atlântico, a cerca de 600 km da costa do Canadá, em uma expedição turística para visitar os destroços do Titanic, que naufragou em 1912.

De acordo com John Mauger, o porta-voz da Guarda Costeira dos EUA, os escombros encontrados no fundo do mar confirmaram as especulações de que o submarino implodiu, uma hipótese que havia sido levantada desde o domingo, quando o veículo perdeu a comunicação.

O QUE É IMPLOSÃO DE SUBMARINO?

A implosão é um processo que ocorre quando um objeto é destruído de fora para dentro, ou seja, quando uma força o comprime em direção ao seu centro.

O processo é o oposto da explosão, que é quando forças irradiam do centro para fora do objeto, fazendo com que suas partes se separem, dirigindo-se para fora.

Na implosão do submarino ocorreu uma espécie de "esmagamento" do submersível, causado pela pressão da água, que é muito forte no fundo do mar.

Os destroços do Titanic se encontram a quase 4.000 m de profundidade. A pressão que a água exerce a esse nível é muito grande, pois é como se o peso de toda a coluna de água de 4.000 m de altura atuasse sobre os objetos.

IMPLOSÃO DE SUBMARINO ERA INEVITÁVEL?

Apesar da enorme pressão da água no fundo do Oceano, existem formas de conseguir acessar essa profundidade com segurança, ou seja, não foi necessariamente por conta da pressão que o submarino implodiu.

Uma estrutura adequada e resistente o suficiente é capaz de navegar pelas profundezas do oceano e suportar a pressão da água.

Outros submarinos já fizeram expedições de sucesso até o Titanic, inclusive o mesmo submarino Titan. Em 2022, por exemplo, o produtor da série de Os Simpsons fez essa viagem no Titan e voltou em segurança.

No entanto, a viagem é considerada de risco elevado, porque pequenas falhas na estrutura podem comprometer as veículos que navegam a essa profundidade, devido à pressão da água.

POR QUE O SUBMARINO IMPLODIU?

A hipótese levantada pelas autoridades e por especialistas é justamente que o submarino implodiu devido a falhas técnicas em sua estrutura.

Pequenas deformações no casco do submarino já seriam suficientes para que sua resistência à pressão da água caísse drasticamente.

Além disso, a estrutura do submarino Titan, feita de fibra de carbono e titânio, não é considerada adequada para navegar a esse nível de profundidade, pois ainda não se sabe como a resistências desses materiais se comporta em pressões desse nível, segundo os especialistas.

Assim, com a hipótese do a implosão do submarino é sustentada pela ideia de que alguma falha técnica reduziu a resistência do casco, fazendo que o submersível não suportasse a pressão enquanto se dirigia aos destroços do Titanic.

BARULHO DA IMPLOSÃO DO SUBMARINO FOI OUVIDO?

A Marinha dos Estados Unidos informou que detectou, no domingo, um barulho semelhante a uma implosão vindo da região próxima a onde o submarino desapareceu, segundo o Wall Street Journal.

A barulho foi detectado poucas horas após o submarino iniciar a submersão em direção ao destroços do Titanic, o que aumentam as chances de que realmente sejam da implosão do submersível.

O sistema que detectou o suposto som da implosão é usado para "vigiar" os oceano, em busca de sinais de submarinos de países inimigos.

 

 

 

 


 

 

Comentários