Sustentabilidade

Grupo JCPM lança Relatório de Sustentabilidade e discute temas importantes para a sociedade

Evento de lançamento do relatório aconteceu na noite dessa terça-feira, dia 11, no auditório do JCPM trade center

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 12/07/2023 às 7:25 | Atualizado em 13/07/2023 às 18:46
Notícia
BETO DLC / JC IMAGEM
Evento ASG na JCPM - FOTO: BETO DLC / JC IMAGEM

Trabalhar visando o cuidado com recursos naturais, direitos humanos e diversidade são o centro do 1º Relatório de ASG (Ambiental, Social e Governança) do Grupo JCPM.

O evento de lançamento do relatório ocorreu na terça-feira (11 de julho), no auditório do JCPM Trade Center, no Pina, Zona Sul do Recife.

O relatório também foi apresentado a todos os colaboradores do Grupo JCPM, incluindo os funcionários da holding, dos shoppings e do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC).

O lançamento contou com a presença do presidente do Grupo JCPM, o empresário João Carlos Paes Mendonça, empresários, políticos, lojistas, clientes e fornecedores do Grupo JCPM.

A advogada e especialista em tecnologia Lisiane Lemos fez uma palestra cujo recado principal foi ressaltar que a sustentabilidade no mundo dos negócios extrapola questões ambientais.

“Quando a gente fala de sustentabilidade, é importante trazer o conceito. Pensamos que é uma coisa de compensação de carbono, de falar de impacto ambiental. Mas no dicionário, sustentabilidade é impedir de cair. E o primeiro ponto, quando se fala no mundo privado de sustentabilidade, é impedir que caia toda a história que a gente construiu”, afirmou Lisiane, que é secretária de inclusão digital do Rio Grande do Sul.

Obstinação e compromisso

Entre as principais lideranças jovens do Brasil e eleita, em 2017, uma das pessoas mais influentes abaixo dos 30 anos pela renomada lista da Forbes, Lisiane fez questão de informar que leu todas as 75 páginas do relatório do Grupo JCPM. “Me tocaram as condições, obstinação e compromisso em continuar fazendo mais e melhor.”

DOCUMENTO

O relatório expõe a trajetória do Grupo JCPM entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2022, quando os efeitos da pandemia de covid-19 começaram a diminuir. O documento elenca todos os negócios ligados ao grupo.

“Todo esse trabalho foi iniciado na Serra do Machado (em Sergipe e onde nasceu o fundador do grupo, João Carlos Paes Mendonça), com a Fundação Pedro Paes Mendonça. Queremos uma sociedade mais justa, igualitária, com a sustentabilidade acima de tudo e governança. A consciência precisa se voltar para a sobrevivência da população”, disse João Carlos Paes Mendonça.

João Carlos de Paes Mendonça fez uma fala emocionada na qual lembrou como a sigla ASG (Ambiental, Social e Governança) nasceu no grupo do qual hoje está à frente.

Foi ainda na Serra do Machado onde João Carlos desenvolveu seu conceito de compromisso social, inspirado nos passos e desejos do pai, Pedro Paes Mendonça.

“Meu pai nem conhecia essas letrinhas (ASG), mas já se preocupava em cuidar das pessoas, sobretudo, os seus conterrâneos", relatou.

Critérios que norteiam as ações do grupo

No evento, o presidente-executivo da JCPM Shoppings Centers, Jaime de Queiroz Lima Fillho, fez um balanço dos critérios que norteiam as ações do grupo há mais de 30 anos.

“Sempre houve, no grupo, essa preocupação socioambiental e de sustentabilidade. A preocupação é com o desenvolvimento das pessoas, mas também com os negócios conectados com o desenvolvimento do entorno. Assim, o relatório que apresentamos reafirma a sustentabilidade para o futuro”, disse Jaime.

“O fato de ter esse compromisso (ASG) nos torna mais austeros e diligentes quanto à questão da continuidade dos nossos negócios. Consequentemente, temos maior longevidade. Sem isso, as empresas não vão conseguir sobreviver, pois a população não vai aceitar consumir ou frequentar lugares sem aderência a essas boas práticas. Isso já está no nosso DNA. Então, estamos reafirmando essa continuidade”, acrescentou.

A noite contou ainda com a presença do prefeito do Recife, João Campos, que enalteceu o conteúdo do documento. “É importante a divulgação do relatório. Mas, mais importante que isso são as ações por trás do relatório. O grupo JCPM é sólido e já praticava ASG antes de essa sigla ficar conhecida, difundida mundo afora. Dia desses, disse a João Carlos Paes Mendonça que, se todo grupo econômico também fizesse atividade social onde tem atividade de negócios, teríamos uma cidade melhor, mais harmônica e generosa”, afirmou.

A vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, também prestigiou o evento. Na visão dela, o relatório do grupo consolida uma marca de pioneirismo, responsabilidade e vanguarda na governança.
“O governo do Estado, inclusive, já reconheceu, através do Selo Verde, as boas práticas de sustentabilidade do grupo JCPM. É muito importante esse exemplo para movimentar, estimular e inspirar outras organizações a terem um compromisso que pode se transformar em boas práticas para assegurar atividades sustentáveis. Isso traz resultados para a empresa e principalmente para a sociedade”, frisou Priscila.

O relatório pode ser conferido neste link: www.jcpm.com.br/sustentabilidade.

O QUE É ASG?

A sigla ASG é tradução de ESG - Environmental, Social, and Governance - no inglês. 

A Agenda Ambiental, Social e de Governança (ASG) surge do desafio de integrar esses três pilares aos negócios das empresas.

Na prática, é como as companhias estão se organizando para colocar as pessoas e o planeta no centro de seus negócios.

A ASG surgiu por meio do Pacto Global, em parceria com o Banco Mundial, que produziu um relatório com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), para encorajar a integração de critérios ambientais, sociais e de governança na cultura das empresas.

ASSISTA: 1º RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE DO GRUPO JCPM É DIVULGADO

Comentários