PROFISSÕES

Pesquisa revela que medicina e engenharia são as profissões mais prestigiadas no país

A pesquisa, que está em sua 14ª edição, foi conduzida entre os dias 1º e 7 de julho de 2023 e entrevistou 3 mil pessoas em todas as regiões do país

Vitória Floro
Vitória Floro
Publicado em 20/07/2023 às 21:42 | Atualizado em 21/07/2023 às 10:36
Notícia
PIXABAY
MÉDICO - FOTO: PIXABAY

De acordo com uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), Observatório Febraban, as profissões mais prestigiadas no país são medicina e engenharia.

Medicina lidera a lista com 89% de preferência, seguida de perto pela engenharia, com 84%. Em terceiro lugar no pódio de profissões de maior prestígio estão os veterinários e os cientistas, ambos com 82% das respostas.

A pesquisa, que está em sua 14ª edição, foi conduzida entre os dias 1º e 7 de julho de 2023 e entrevistou 3 mil pessoas em todas as regiões do país.

Seu objetivo era investigar se os brasileiros estão alinhados com a tendência internacional de valorização e prestígio de diferentes profissões, considerando as mudanças sociais e econômicas e a influência dos meios de comunicação e redes sociais.

Políticos e políticas foram considerados entre as profissões menos prestigiadas, com apenas 25% das respostas.

A pesquisa também abordou as profissões do futuro, e os entrevistados listaram atividades tradicionais, como médicos e professores, destacando sua importância para o país e a sociedade, mesmo diante das mudanças no mercado de trabalho.

Medicina foi apontada por 70% dos entrevistados como profissão do futuro, seguida por professor, com 67%. Enfermeiro e bombeiro vieram na sequência, com 58% e 54%, respectivamente.

Profissões da área de Tecnologia da Informação (TI) ou relacionadas às redes sociais não foram consideradas entre as mais importantes no futuro pelos entrevistados.

A pandemia da COVID-19, segundo a pesquisa do Ipespe, expôs um cenário de incertezas e acelerou mudanças que antes estavam previstas para um prazo de 10 anos. Além disso, a valorização das profissões voltadas ao cuidado das pessoas foi ressaltada.

Em relação à satisfação com o emprego atual, 77% dos entrevistados afirmaram estar satisfeitos, enquanto 19% expressaram insatisfação.

A maioria dos brasileiros (60%) não planeja mudar de profissão nos próximos 12 meses. As mulheres e as pessoas com salários mais altos foram as que demonstraram maior satisfação com suas profissões atuais.

Quando questionados sobre o setor que mais gera riqueza para o país, 47% dos entrevistados mencionaram majoritariamente o agronegócio. Em segundo lugar, a indústria foi citada por 11% dos brasileiros, seguida pela educação, com 10% das menções.

O avanço da inteligência artificial gerou receio de desemprego em 43% dos brasileiros, enquanto 53% afirmaram não ter essa preocupação. Esse receio foi mais evidente na Geração Z, composta por jovens de 18 a 26 anos, que estão mais envolvidos com atividades na área de tecnologia e, portanto, têm receio de serem substituídos por robôs em seus trabalhos.

Quanto ao formato de trabalho ideal, os modelos remoto e híbrido somados foram preferidos por mais da metade dos entrevistados (56%), em comparação com 44% que disseram preferir o trabalho presencial.

Confira abaixo os principais resultados do levantamento em relação às profissões de maior prestígio e as profissões do futuro:

Profissões de Maior Prestígio:

Acima de 80%: Médico(a) - 89%, Engenheiro(a) - 84%, Veterinário(a) - 82%, Cientista - 82%, Administrador(a) de empresas - 81%, Desenvolvedor(a) de software/TI - 81%
Entre 79% e 61%: Arquiteto(a) - 79%, Nutricionista - 76%, Psicólogo(a) - 76%, Juiz(a)/Promotor(a) - 75%, Economista - 74%, Enfermeiro(a) - 74%, Atleta - 73%, Bombeiro(a) - 73%, Farmacêutico(a) - 73%, Profissional do mercado financeiro - 70%, Professor(a) - 70%, Advogado(a) - 69%, Agricultor(a) - 68%, Contador(a) - 68%, Banqueiro(a) - 66%, Publicitário(a) - 65%, Jornalista - 63%, Trabalhador(a)

Comentários