TRANSPORTE PÚBLICO

GREVE METRÔ: Metroviários realizam assembleia e GREVE pode ser decretada em conjunto com PARALISAÇÃO dos ÔNIBUS em RECIFE

Movimento deve afetar 2 milhões de passageiros

Vitória Floro
Vitória Floro
Publicado em 24/07/2023 às 22:41 | Atualizado em 24/07/2023 às 22:44
Notícia
ANPTrilhos
Metrô do Recife vai parar? Confira informações sobre possível greve. - FOTO: ANPTrilhos

Os problemas para os passageiros do transporte público na Região Metropolitana do Recife podem se agravar além das expectativas com a greve dos motoristas de ônibus programada para a próxima quarta-feira (26). As informações são da coluna de mobilidade do JC.

Agora, os metroviários também planejam deflagrar um movimento de greve do Metrô do Recife, havendo reais possibilidades de suspensão do serviço ocorrer em conjunto com a greve dos ônibus.

METROVIÁRIOS decretam PARALISAÇÃO do sistema

Caso seja confirmada, essa paralisação conjunta dos ônibus e do Metrô do Recife afetará aproximadamente 2 milhões de passageiros que dependem do transporte público diariamente na Grande Recife.

A categoria dos metroviários realizará uma assembleia na noite da terça-feira (25), um dia antes da paralisação dos motoristas de ônibus, que já aprovaram a greve a partir da 0h da quarta-feira.

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) informa que é muito provável a aprovação da greve. A assembleia será realizada às 18h na Estação Recife do metrô, localizada no Bairro de São José, Centro da capital pernambucana.

A convocação para esse movimento grevista já teve início, inclusive, sendo realizada no final da tarde da sexta-feira (21) com a informação sobre a decretação da greve geral.

Os metroviários expressam um sentimento de abandono e decepção, tanto por parte da gestão nacional da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que administra o Metrô do Recife e os sistemas de Natal (RN), João Pessoa (PB) e Maceió (AL), quanto pelo governo do presidente Lula (PT).

“Devemos aprovar uma greve geral por tempo indeterminado sim. Ou, no mínimo, uma paralisação de 48h. Mas acredito que será a greve. A categoria está muito saturada e sem perspectiva. E vendo que não adianta mais negociar com a CBTU porque ela não cumpre o que ficou acordado porque não tem autonomia junto ao governo federal, que também não tem atendido às nossas demandas”, relatou o presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares.

METROVIÁRIOS SEGUEM MOVIMENTO JUNTO COM MOTORISTAS DE ÔNIBUS

A paralisação do Metrô do Recife foi oficialmente confirmada para ocorrer junto com a dos ônibus. Essa possibilidade, antes levantada pelo Sindicato dos Rodoviários, agora foi ratificada pelo Sindmetro-PE.

Luiz Soares declara: "Vamos emitir uma carta aberta à sociedade em conjunto com os rodoviários e, muito provavelmente, os movimentos acontecerão simultaneamente."

Comentários