IMPOSTO DE RENDA 2023

Receita Federal começa a pagar 3º lote da restituição do Imposto de Renda; veja como consultar e receber

Nesta etapa, 5,6 milhões de contribuintes receberão restituição; R$ 7,6 bilhões serão injetados na economia

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 31/07/2023 às 9:53 | Atualizado em 31/07/2023 às 9:53
Notícia
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Concurso público Receita Federal 2022; concurso público - FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Quem fez a declaração do Imposto de Renda já pode conferir se já recebeu a restituição de 2023. A Receita Federal liberou o terceiro lote nesta segunda-feira, dia 31.

Alguns contribuintes disseram nas redes sociais que já começaram a receber os valores ainda no domingo, dia 30.

De acordo com o UOL, neste momento, receberão a restituição 5.632.036 de contribuintes. No total, entrarão na economia do país mais R$ 7,6 bilhões.

Para consultar se você está no terceiro lote, acesse o site do governo www.gov.br/receitafederal. Basta clicar em "Meu Imposto de Renda" e, logo depois, em "Consultar a Restituição".

PAGAMENTO DA RESTITUIÇÃO

A maioria dos contribuintes informaram chave de PIX no momento da declaração. A restituição será depositada justamente na conta informada no ato da declaração.

Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração - como no caso de conta desativada - os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu Declarações e Demonstrativos, clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no campo "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

Com Agência Brasil.

Comentários