OPERAÇÃO

Polícia deflagra operação contra ATACADISTA suspeito de SONEGAR R$ 55 MILHÕES em Brasília

Atacadistas atuam nas seguintes unidades da federação: DF, Goiás, Rio de Janeiro e Bahia

Imagem do autor
Cadastrado por

Suzyanne Freitas

Publicado em 08/08/2023 às 9:18
Notícia
X

A Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (8), a Operação Arancia, onde teve como alvo empresas atacadistas de alimentos e bebidas.

De acordo com o portal Metrópoles, os empresários são suspeitos de envolvimento em esquema de sonegação fiscal que causou dívida tributária de R$ 55.793.712,22.

Os atacadistas atuam nas seguintes unidades da federação: DF, Goiás, Rio de Janeiro e Bahia.

A investigação é coordenada Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Ordem Tributária, vinculada ao Departamento de Combate a Corrupção e ao Crime Organizado (Dot/Decor).

BUSCAS

As buscas foram realizadas no Distrito Federal, em quatro cidades de Goiás e em uma cidade de São Paulo. Além dos mandados, foi decretado o bloqueio de contas bancárias.

Segundo policiais, no curso das investigações, apurou-se que um grupo empresarial se utilizaria de empresas de fachada para emissão de notas fiscais frias e circulação de dinheiro provenientes de ilícitos tributários.

'LARANJAS'

Essas empresas, que orbitavam e se vinculavam às empresas existentes, tinham seus quadros societários constituídos por “laranjas” com padrões de vida módicos, incongruentes com os valores milionários movimentados pelas respectivas firmas de fachada.

A polícia destaca que a utilização de laranjas nos contratos sociais das empresas de fachada tem o objetivo de blindar os reais proprietários do grupo empresarial que se beneficiam do esquema de duas formas: com constituição de crédito fiscal, não realizando o pagamento dos impostos devidos, ou com o aproveitamento dos créditos tributários, em substituição tributária, advindos da simulação/dissimulação de atos.

GRUPO CRIMINOSO

A investigação apontou que o grupo criminoso está atuando há aproximadamente uma década no Distrito Federal, e há cinco inquéritos em curso na DOT apurando as práticas criminosas desse grupo.

ARANCIA

O nome da operação, de origem italiana, Arancia, tem a tradução livre de “laranja”. O nome está relacionado à prática dos investigados de ocultarem os reais proprietários das empresas, fazendo uso de pessoas interpostas.

*Com informações do portal Metrópoles 

Tags

Autor