Saúde

OMS faz alerta para aumento de casos de cólera no mundo

Número de casos dobrou no ano passado

Imagem do autor
Cadastrado por

Marilia Pessoa

Publicado em 26/09/2023 às 14:56 | Atualizado em 26/09/2023 às 15:00
Notícia
X

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou para o aumento no número de casos de cólera no mundo.

Segundo a Organização, foram registrados em 2022 mais que o dobro de casos da doença que em 2021 – 472.697 contra 223.370.

Ainda segundo a OMS, 44 países registraram notificações da doença, o que representou um aumento de 25% em relação aos 35 países que reportaram casos em 2021.

“Não só houve mais surtos, mas os surtos foram maiores”, disse a OMS.

PAÍSES COM CASOS DE CÓLERA

Afeganistão, Camarões, República Democrática do Congo, Malawi, Nigéria, Somália, Síria e República Árabe registraram mais de 10 mil casos suspeitos ou confirmados em 2022.

Ainda segundo a OMS, esses números sugerem que o aumento de casos de cólera deve se manter este ano. 24 países já confirmaram surtos em andamento.

O QUE É CÓLERA?

Segundo informações da OMS, a cólera é uma infecção intestinal aguda que se espalha através de alimentos e água contaminados com fezes com a bactéria Vibrio cholerae.

A doença está muito ligada à falta de saneamento adequado e água potável.

“As alterações climáticas também desempenham seu papel neste recrudescimento, uma vez que acontecimentos climáticos extremos, como inundações, secas e ciclones desencadeiam novos surtos e agravam os já existentes", completou.

O Grupo de Coordenação Internacional (ICG), responsável pela gestão do fornecimento de vacinas de emergência, decidiu interromper, desde outubro de 2022, a utilização do esquema tradicional de duas doses de vacinação nas campanhas de resposta a surtos de cólera, optando por adotar uma abordagem de dose única.

*Com informações da Agência Brasil.

Tags

Autor