Juiz morto em Pernambuco

Polícia prende três suspeitos de matar juiz em Pernambuco; veja o que se sabe

Juiz Paulo Torres Pereira da Silva, de 69 anos de idade, foi morto na última quinta-feira (19 de outubro) em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel dos Santos

Publicado em 24/10/2023 às 7:53 | Atualizado em 24/10/2023 às 8:12
X

Três suspeitos de envolvimento no assassinato do juiz Paulo Torres Pereira da Silva, de 69 anos, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, foram presos nessa segunda-feira (23) pela Polícia Civil de Pernambuco (PCPE).

Reprodução

O juiz Paulo Torres da Silva Pereira, de 69 anos, foi assassinado a tiros - Reprodução

Os homens suspeitos de matar o juiz foram encontrados no bairro de Gaibu, na cidade de Cabo de Santo Agostinho, ainda na Região Metropolitana do Recife.

Um carro de cor vermelha que teria sido utilizado no crime também foi apreendido pelos policiais e está no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) para ser periciado.

WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM
Carro usado por criminosos para matar juiz foi apreendido e passará por perícia - WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM

O magistrado foi assassinado a tiros dentro do próprio carro na noite da última quinta-feira (19). A vítima estava a poucos metros de sua residência no momento do crime.

De acordo com apuração da TV Jornal, os três homens disseram em depoimento à Polícia que o crime foi um latrocínio, ou seja, que a morte do juiz aconteceu durante uma tentativa de assalto.

Ainda segundo a TV Jornal, a Polícia não acredita nesta versão. Segundo fontes dos investigadores, o juiz foi visto conversando com homens, que seriam seus executores, minutos antes de ser assassinado.

QUEM ERA O JUIZ PAULO TORRES? 

Dos 69 anos de idade, Paulo Torres Pereira da Silva trabalhou como juiz durante 34 anos. Ele chegou a ser desembargador substituto do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Querido pelos conhecidos, era chamado de "Paulão" pelos amigos. Ele atuava na 1ª instância, na 21ª Vara Cível da Comarca do Recife.

ONDE OCORREU O ASSASSINATO DO JUIZ?

O assassinato de Paulo Torres aconteceu na Rua Maria Digna Gameiro, no bairro de Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes, cidade vizinha ao Recife. 

A Polícia Militar informou que foi acionada às 20h30 para um crime de homicídio. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi ao local, mas o juiz Paulo Torres morreu no local.

reprodução das redes sociais
Juiz de direito Paulo Torres Pereira da Silva, da 21ª Vara Cível da Capital, foi assassinado na noite desta quinta-feira (19) - reprodução das redes sociais

COMO FOI O ASSASSINATO DO JUIZ PAULO TORRES? Como bandidos agiram?

Paulo Torres dirigia o próprio carro, que foi cercado pelos criminosos. Testemunhas dizem que os bandidos estavam em um carro ônix de cor vermelha.

Os criminosos efetuaram vários disparos contra o carro e, em seguida, fugiram do local.

ALGUÉM JÁ FOI PRESO PELA MORTE DO JUIZ?

Até a última atualização desta reportagem, a Polícia Civil de Pernambuco - responsável pelas investigações - ainda não havia anunciado a prisão de nenhum suspeito de envolvimento na morte do juiz Paulo Torres.

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Juiz foi assassinado a tiros dentro do carro no bairro de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

QUAL A MOTIVAÇÃO DO CRIME?

Até o momento também não há informações sobre o que teria motivado o crime contra o juiz. Paulo Torres era magistrado havia 34 anos e chegou a ser desembargador substituto.

STF chama crime de "covarde"

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, chamou de "assassinato covarde", a morte do juiz Paulo Torres Pereira da Silva, de 69 anos, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, ocorrido na noite de quinta-feira (19).

“Tomei conhecimento do assassinato covarde do juiz Paulo Torres Pereira da Silva, que atua na primeira instância em Recife (PE). Conversei com o presidente do Tribunal de Justiça do estado, que está em contato com as autoridades locais para apuração célere do episódio e a devida punição dos envolvidos”, disse Barroso em nota.

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE), Saulo Moreira, em entrevista à CNN Brasil, disse que acompanhará as investigações de perto e que espera que os responsáveis sejam identificados e responsabilizados.

O CRIME

Paulo Torres Pereira da Silva era conhecido como "Paulão". Ele já atuava como juiz há 34 anos e chegou a ser desembargador substituto.

O crime aconteceu na noite desta quinta-feira (19). O magistrado foi alvo de tiros dentro do próprio carro, que ele mesmo dirigia, na Rua Maria Digna Gameiro, no bairro de Barra de Jangada.

Os criminosos efetuaram diversos disparos e fugiram do local. Até a manhã desta sexta-feira (20), a polícia pernambucana ainda não confirmou a prisão de nenhum envolvido no homicídio.

A Polícia Militar disse que foi acionada às 20h30 para uma ocorrência de homicídio. A investigação será feita pela Polícia Civil.

Tags

Autor