Dívidas

Banco do Brasil e Caixa começam renegociações de dívidas do Fies nesta terça (7)

Alum podem receber até 100% de desconto em juros e multas

Imagem do autor
Cadastrado por

Marilia Pessoa

Publicado em 06/11/2023 às 18:13
Notícia
X

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil (BB) vão iniciar, nesta terça-feira (7), a renegociação de dívidas de estudantes com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os estudantes poderão receber até 100% de desconto em juros e multas. Na liquidação integral do contrato, o desconto pode chegar a 99% do valor consolidado da dívida.

A lei foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na semana passada.

“São mais de 1 milhão e 240 mil pessoas no Brasil que terão direito e o presidente tem chamado de Desenrola da Educação. Significa R$ 54 bilhões de dívidas desses brasileiros e brasileiras que muitas vezes estão com seu nome comprometido, o nome sujo [...], no Serasa, e que terão oportunidade de renegociar suas dívidas [...] com condições muito favoráveis, podendo chegar até 99% do principal e 100% dos juros e multa, ou seja, a pessoa pode pagar 1% da dívida dependendo da condição que ela esteja”, disse o ministro da Educação, Camilo Santana após reunião com Lula.

Representantes da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que opera o Fies, também estiveram na reunião.

De acordo com Camilo, o comitê gestor do Fies aprovou resolução com as condições para as renegociações.

A legislação estabeleceu condições mais favoráveis de pagamento para quem assinou contratos do Fies até o fim do ano de 2017 e que possuem dívidas vencidas e não quitadas até 30 de junho de 2023.

O ministro da Educação também declarou que mesmo aqueles que estão com os pagamentos em dia no Fies terão algumas vantagens ao quitar a dívida principal.

*Com informações da Agência Brasil

DESENROLA BRASIL: SEGUNDA FASE DO PROGRAMA COMEÇA COM NOVIDADES; CONFIRA

Tags

Autor