Vitamina D

Quanto tempo devo tomar de banho de Sol para ter bom nível de vitamina D? Médica responde

Banho de Sol é fundamental para ter bons níveis de vitamina D, mas exposição deve ser feita com cuidado

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel dos Santos

Publicado em 22/11/2023 às 11:54 | Atualizado em 22/11/2023 às 11:55
X

Para ter bons níveis de vitamina D no organismo de forma natural, o ser humano precisa se expor ao Sol. Mas o banho de luz solar deve ser feito com bastante cuidado.

“Tem que se ter cuidado com a exposição ao Sol pois, apesar de favorecer a formação de vitamina D, pode aumentar chances de surgimento de doenças de pele, principalmente câncer", diz a médica Isabel Oliveira, do Hospital Santa Joana, no Recife.

"O ideal é que a exposição aconteça de forma regular em horários de incidência mais branda, como início da manhã, antes das 8h, ou final da tarde, após 15h30, por pelo menos 15 minutos, com braços e pernas expostos”, recomenda Isabel, que é endocrinologista.

Protetor solar é necessário

A médica ressalta ainda que a exposição deve ser feita com uso de protetor solar que, embora bloqueie os raios UVA e UBD, que ajudam na formação da vitamina D, a proteção é recomendada como forma de prevenção do câncer de pele.

ALIMENTAÇÃO E VIDA SAUDÁVEL TAMBÉM AJUDAM NA PRODUÇÃO DE VITAMINA D

Segundo Isabel, ter uma alimentação saudável ajuda na produção de vitamina D. Entre os alimentos que favorecem a formação desse hormônio estão: ovos e peixes (especialmente, sardinhas, salmão, arenque), ostras e manteiga.

“Dieta balanceada, contendo ovos e peixes, exercícios ao ar livre, em contato com a natureza, podem favorecer a produção”, diz a médica.

 

O que acontece com a saúde de um indivíduo que tem deficiência em vitamina D?

A médica elenca alguns problemas de saúde que podem estar relacionados à baixa taxa de vitamina D no organismo:

  • Perda de massa óssea, com osteopenia e osteoporose;
  • raquitismo na infância e osteomalacia no adulto, com dor óssea e muscular;
  • além de diversos estudos relacionando a alterações na imunidade, cognição, fadiga, risco cardiovascular e depressão.

 

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor