Política

Governo suspende portaria que restringe trabalho do comércio em feriados

Uma nova portaria será publicada nos próximos dias

Imagem do autor
Cadastrado por

Marilia Pessoa

Publicado em 22/11/2023 às 19:52
Notícia
X

O Ministério do Trabalho e Emprego vai revogar a portaria que retomava a necessidade de acordo coletivo como requisito para permitir o trabalho no comércio durante feriados.

De acordo com o ministro Luiz Marinho, uma nova portaria será publicada nos próximos dias, com validade a partir de março do próximo ano.

Um grupo formado por representantes do governo, dos empregadores e dos empregados, deve debater a medida para definir um acordo nacional sobre o assunto.

Segundo Marinho, a recente publicação da portaria se limitou a revogar uma outra portaria do ano de 2021, emitida pelo governo anterior, que concedia autorização permanente para o trabalho aos domingos e feriados no comércio.

Marinho afirmou que a medida ia de encontro à lei 10.101, de 2000, a qual permite o trabalho em feriados nas atividades comerciais em geral, desde que autorizado por meio de convenção coletiva de trabalho e esteja em conformidade com a legislação.

“A portaria de 2021 deu entendimento que os feriados não precisariam de negociação, e que o patrão poderia, na véspera do feriado, a qualquer hora, falar para o trabalhador: amanhã você vem trabalhar”, explicou.

*Com informações da Agência Brasil

Tags

Autor