Guerra

Hamas vai libertar 13 civis nesta sexta (24), afirma governo do Catar

Grupo será composto de mulheres e crianças

Imagem do autor
Cadastrado por

Marilia Pessoa

Publicado em 23/11/2023 às 16:38 | Atualizado em 23/11/2023 às 16:40
Notícia
X

O Hamas libertará 13 civis nesta sexta-feira (24). A informação foi anunciada pelo governo do Catar nesta quinta (23).

O grupo, que será composto por mulheres e crianças, representa a primeira leva dos cerca de 50 reféns que serão soltos, conforme o acordo fechado por Israel e o Hamas nessa quarta (22).

Segundo informações do G1, a trégua nos bombardeios por parte de Israel e em ataques por parte do Hamas começará por volta das 7h no horário local (2h no horário de Brasília) e deve durar quatro dias.

A libertação dos reféns ocorrerá às 16h no horário local (11h no horário de Brasília).

Israel informou já ter recebido a relação de reféns que serão libertados. O governo comunicou estar em contato com familiares antes de revelar os nomes da 1ª lista.

O Hamas também ratificou que procederá com a libertação dos reféns. O Al-Qassam, a ala armada do grupo, declarou que suspenderá os lançamentos de foguetes contra Israel.

*Com informações do G1

Brasileira repatriada dá discurso emocionante ao chegar no Brasil

Na noite desta segunda-feira (13), 32 repatriados da Faixa de Gaza desembarcaram na Base Aérea de Brasília, sendo recebidos com muitos abraços e emoção. Duas crianças foram as primeiras a sair da aeronave VC-2 da Força Aérea Brasileira (FAB), sendo calorosamente recebidas por um homem na pista. Entre os repatriados estava Mohammed Jabr Ismil, que esperava há mais de 30 dias para abraçar seus filhos. Sua esposa e três filhos, de 13, 11 e 9 anos, estavam no voo.

Mohammed expressou alívio e felicidade, afirmando: "O importante é que estão vivos e agora vou fazer tudo por eles". A jovem Shaed Albanna, de 18 anos, também estava a bordo, tendo compartilhado nas redes sociais as dificuldades enfrentadas pelos brasileiros na região. Ela desceu do avião abraçada à bandeira brasileira, emocionada e grata por estar segura.

Shaed, que morava em São Paulo, foi para a Palestina para ficar perto de parentes enquanto sua mãe enfrentava um câncer avançado. Ela testemunhou os primeiros bombardeios em Gaza ao sair de casa para ir à faculdade.

A jovem solicitou apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para resgatar parentes ainda no conflito. Lula, junto com ministros, recebeu e abraçou os repatriados, assegurando que o governo brasileiro continuará buscando trazer todos os que desejam sair da região do conflito, incluindo estrangeiros com parentes brasileiros. Lula afirmou: "A gente vai fazer todo o esforço que estiver ao alcance da diplomacia brasileira para tentar trazer todos os brasileiros que lá estão e que queiram vir para o Brasil."

Para mais informações acesse JC.COM.BR
(Imagens: Reprodução/ Redes Sociais)

#ll #repatriados #Israel #Hamas #Palestina" />

Tags

Autor