Saúde auditiva

Zumbido no ouvido: quais as causas, como tratar ou aliviar o sintoma? Otorrino tira dúvidas

Médica explica as principais causas do zumbido no ouvido e alerta que fones de ouvido devem ser usados com parcimônia

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel dos Santos

Publicado em 27/11/2023 às 12:05 | Atualizado em 27/11/2023 às 12:13
Notícia
X

Ter um zumbido no ouvido é um sintoma desagradável de que algo pode não estar indo muito bem. O barulho não deve ser menosprezado e a consulta com um otorrinolaringologista pode diagnosticar e tratar o problema.

“O zumbido é gerado após algum dano coclear, mesmo que seja mínimo e que não cause a sensação de perda auditiva, assim causando uma hiperatividade do sistema nervoso central como resposta compensatória”, explica a otorrinolaringologista Lívia Noleto, especialista em zumbido e tontura pela Universidade de São Paulo.

“Todo zumbido deve ser investigado, não existe correlação entre nível de zumbido e severidade”, alerta a médica, que atende no Recife, na clínica Instituto Rezende de Oliveira.

Quais as causas do zumbido?

“O zumbido é um sintoma de diversas causas como: doenças do ouvido, alterações musculares, alterações vasculares, alterações metabólicas e emocionais. Portanto, o zumbido pode ser apenas a ponta do iceberg de outras alterações, que quando não tratadas podem evoluir no quadro clínico”, comenta Lívia.

Como é o tratamento para zumbido no ouvido, doutora?

“O tratamento do zumbido, inicialmente, é focado em tratar a causa do zumbido, por exemplo se tem uma alteração metabólica, trata-se essa alteração. Depois no incômodo que o sintoma esteja causando na vida da pessoa, como por exemplo com medidas de relaxamento, terapia sono ou medicações”, detalha.

Existe remédio natural para o zumbido no ouvido?

“Quando é realizada a investigação completa do zumbido e nenhuma doença é encontrada e resta apenas o desconforto do sintoma, pode-se tentar terapias alternativas como meditação, mindfulness e acupuntura. Ainda não existe nenhum remédio natural que diminua o sintoma”, responde a médica.

A alimentação pode interferir na saúde do ouvido?

De acordo com a médica otorrinolaringologista, sim, a alimentação é “super importante” para a saúde auditiva. “É importante uma alimentação rica em vegetais, frutas e verduras com baixo consumo de sal, gordura e açúcares. Alimentos ricos em cafeína devem ser evitados em pacientes com zumbido, já que este causa uma vasoconstrição das artérias do ouvido, causando um aumento do zumbido”, explica Lívia Noleto.

Fones de ouvido devem ser usados com parcimônia

“Fones de ouvidos podem prejudicar a audição devido a lesão das células do ouvido”, afirma a médica especialista, detalhando que “quanto mais inserido o fone, maior a chance de lesão”.

“Em caso de dúvida, mantenha o volume do aparelho até a metade e sempre dê períodos de descanso aos ouvidos”, recomenda Lívia.

E, atenção: “as crianças, que possuem os ouvidos mais sensíveis que adultos, não devem ser submetidas a ruídos acima de 70 decibéis, portanto, podem usar fone, mas com um menor volume e com menos tempo”.

Sinusite pode causar zumbido no ouvido?

“A sinusite pode causar zumbido, quando a secreção vai para os ouvidos e causa uma perda auditiva condutiva, geralmente transitória, tratando a sinusite, melhora o zumbido”, esclarece a otorrino.

A reportagem foi feita após consulta com a médica Lívia Noleto (CRM-PE 19906). Ela é otorrinolaringologista, mestre em otoneurologia pela UNIFESP-SP e especialista em zumbido e tontura pela USP-SP. A médica atua na clínica Instituto Rezende de Oliveira, no Recife.

Tags

Autor