Saúde

Shot matinal ajuda na imunidade e digestão, mas não é milagroso para emagrecimento, alerta nutricionista

Famosos, shots - como o de limão com própolis - trazem benefícios para saúde, mas emagrecimento depende de déficit calórico

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel dos Santos

Publicado em 29/11/2023 às 12:09 | Atualizado em 29/11/2023 às 12:18
Notícia
X

Espremer um limão e tomar o suco com algumas gotinhas de própolis é a primeira coisa que milhares de pessoas fazem ao acordar, todos os dias. Se o objetivo de beber esse líquido azedo for o de reforçar a imunidade ou ajudar na digestão, vale a pena. Agora, se você acha que, somente com isso, vai emagrecer, a notícia não é animadora.

“Um shot de suco de limão antes da refeição pode ajudar na secreção limiar e pancrear que facilita a digestão. Adicionando cúrucuma e própolis, o shot fornece uma gama de nutrientes e antioxidantes, que faz muito bem para a saúde. Mas o shot não emagrece. O que causa uma perda de peso é o déficit calórico, ou seja, o indivíduo consome menos calorias do que gasta no dia”, explica a nutricionista e professora do Centro Universitário UniFBV Wyden, Laura Siqueira.

O que é o shot? Para que serve?”

“O shot é uma bebida mais concentrada, com menor volume. Nele, adicionamos nutrientes ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes”, afirma Laura.

“É um excelente anti inflamatório, e é uma estratégia legal para começar o dia bem, pensando na melhoria da digestão, para dar mais energia para o corpo e melhorar o sistema imunológico”, comenta a especialista.

Dicas de shots

“Uma sugestão é um um limão espremido com algumas gotinhas de extrato alcoólico de própolis, uma colher de café de gengibre em pó e 100ml de água”, diz a nutricionista sobre um shot saudável para quem quer reforçar a imunidade, por exemplo.

“Outra opção legal é um limão espremido com 50ml de água, acrescentando uma colher de chá de canela, uma colher de chá de gengibre e uma pitada de pimenta caiena. Esse shot tem efeito anti inflamatório e auxilia na imunidade”, recomenda Laura.

A nutricionista faz questão de repetir que o shot não emagrece. “Ele ajuda como excelente anti inflamatório, antioxidante, ajuda na imunidade, melhora a digestão. Mas o que emagrece é déficit calórico, é comer menos e gastar mais calorias, aliando uma alimentação saudável à prática de atividade física”, conclui.

A reportagem foi feita após consulta com a nutricionista Laura Siqueira (CRN-6: 19916), que é professora de Nutrição do Centro Universitário UniFBV Wyden.

Tags

Autor