reflexologia podal

Reflexologia podal: o que é, para que serve, como fazer e doenças que o tratamento ajuda a combater

Especialista explica tudo o que você precisa saber sobre reflexologia podal

Cadastrado por

Robert Sarmento

Publicado em 23/11/2023 às 18:23
Especialista destaca o poder da reflexologia podal na saúde - Javier Sánchez Mingorance/Freepik

Recomendada desde 2012 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e aprovada no Brasil pelo Governo Federal para utilização no Sistema Único de Saúde (SUS), a reflexologia podal tem chamado a atenção das pessoas, principalmente na área da saúde.

Diante dessa curiosidade, o NE10 entrevistou o reflexologista e professor do curso de Estética e Cosméticos da Uninassau Paulista, Vinícius Vieira, para esclarecer os objetivos da técnica.

O que é reflexologia podal, para que serve e como funciona?

Segundo o especialista, a reflexologia podal é uma técnica que estabelece pressão em pontos reflexos específicos dos pés. A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) entende que, na parte do dorso e da região plantar, há pontos que são reflexos de órgãos, glândulas e sistemas do corpo.

Confira 3 sinais de como o colesterol alto afeta os seus pés

"Ativa esses pontos com manobras de pressão e deslizamento, por exemplo, é possível contribuir com um melhor funcionamento tanto desses órgãos quanto dos sistemas", afirmou.

A técnica estabelece pressões em pontos específicos dos pés, seguindo o mapeamento de estruturas do corpo, que ficam localizadas na parte citada dos membros inferiores da pessoa.

Conheça remédio caseiro para desinchar os pés com vinagre de maçã

A pressão pode ser contínua ou alternada, entre 20 segundos e três minutos em cada ponto. "Utilizamos manobras como deslizamento e pinçamento para atingir o resultado".

Rreflexologista Vinícius Vieira, professor da Uninassau, atendendo paciente de reflexologia podal - TV Jornal
Rreflexologista Vinícius Vieira, professor da Uninassau, atendendo paciente de reflexologia podal - TV Jornal

Como realizar a reflexologia podal e quem não pode fazer?

Vinícius alerta que um profissional devidamente habilitado será mais preciso para aplicar um protocolo personalizado e atender a demanda do paciente, como o passo a passo abaixo:

"O paciente pode se queixar de dor ou desconforto em alguma parte do pé, quando for tocado. Esse aviso é importante para a investigação do caso clínico e conseguir tratar", informou.

De acordo com o reflexologista, o tratamento não é indicado para:

Problemas de saúde que a reflexologia ajuda a tratar

Além da eliminação de toxinas liberadas no sangue, a reflexologia podal contribui para a circulação sanguínea, nos aspectos físico, emocional e mental (em uma perspectiva integrativa de saúde) e prevenir ou aliviar doenças como:

"É muito indicado a ingestão de água após a sessão de reflexologia, que também promove alívio do cansaço físico e da mente, diminuindo o estresse e dando bem-estar e calma", revelou.

A matéria foi escrita após consulta ao reflexologista e professor do curso de Estética e Cosméticos da Uninassau Paulista, Vinícius Vieira.

Tags

Autor

Veja também

Webstories