DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO

CALCULAR 13º PROPORCIONAL: Saiba como calcular quanto você vai receber no décimo terceiro salário

Saiba como calcular o seu 13º salário

Cadastrado por

Túlio Feitosa

Publicado em 28/11/2023 às 15:24 | Atualizado em 28/11/2023 às 15:34
Planejar e poupar são ações recomendadas para quem vai receber o 13º - Istock

Com a chegada de dezembro, os trabalhadores sob o regime da CLT começam a receber as parcelas do décimo terceiro salário. A gratificação é paga a partir do final de novembro até o dia 20 de dezembro. O valor do 13º não é fixo, já que é proporcional ao tempo de trabalho durante o ano.

Quem tem direito ao 13º salário?

O 13º salário é uma gratificação garantida por lei para trabalhadores (doméstico, rural, urbano ou avulso) contratados por regime da CLT e que estejam atuando em uma determinada empresa por, no mínimo, 15 dias de carteira assinada.

 

Leia Também

Quando vou receber o 13º salário?

O décimo terceiro salário deve ser pago em duas parcelas:

Saiba como calcular o proporcional do seu 13º

Segundo a Lei n° 4.090/62, o valor do pagamento do 13º salário corresponde a 1/12 (um doze avos) da remuneração por mês trabalhado até o final do ano. Ou seja, o trabalhador recebe o valor de um salário inteiro caso tenha trabalhado de janeiro até o dezembro.

Caso o trabalhador tenha assinado a carteira pela atual empresa meses depois de janeiro, existe um cálculo certo para saber quanto você deve receber do empregador.

O cálculo é simples: basta dividir o salário integral por doze e multiplicar pelo número de meses trabalhados. Ou seja: Se eu recebo 3.000 e trabalhei durante nove meses, irei receber o equivalente a 9/12 (nove doze avos) do salário integral. Veja o cálculo:

Cálculo com o salário mínimo (R$ 1.320)

Entenda como funciona o cálculo com o valor do salário mínimo caso um trabalhador tenha assinado a carteira a partir do mês de julho. Com isso, ele terá seis meses trabalhados sob regime da CLT. Confira:

Tags

Autor

Webstories