Brasil

Afundamento de terra em Maceió ocorre mais devagar, mas região segue em alerta máximo; veja últimas notícias

Defesa Civil diz que movimentação do solo reduziu

Imagem do autor
Cadastrado por

Marilia Pessoa

Publicado em 03/12/2023 às 22:03 | Atualizado em 03/12/2023 às 22:06
Notícia
X

O afundamento de terra está ocorrendo de maneira mais devagar em Maceió, segundo nota divulgada pela Defesa Civil neste domingo (3).

De acordo com a Defesa Civil, no início da noite, a taxa de movimentação do solo reduziu para 0,3 centímetros por hora. Na parte da manhã, esse valor estava em 0,7 cm.

Nas últimas 24 horas, registrou-se um afundamento de 7,4 cm. Desde terça-feira (28), a mina 18 apresenta um total acumulado de afundamento de 1,69 metros.

Apesar disso, o órgão declarou que a região permanece em alerta máximo e que a população não deve transitar pela área desocupada.

“Por precaução, a recomendação é clara: a população não deve transitar na área desocupada até uma nova atualização da Defesa Civil, enquanto medidas de controle e monitoramento são aplicadas para reduzir o perigo”, informou.

O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL) disse à CNN Brasil que a situação na mina da Braskem ainda é crítica, mas pode chegar à estabilização.

Segundo ele, mais de 60 mil pessoas que moravam perto da mina foram realocadas. Além disso, ele também afirmou que um estudo sobre os impactos da mina está sendo concluído pela prefeitura.

Conforme um relatório emitido pelo Ministério de Minas e Energia (MME), a região da mina da Braskem em Maceió encontra-se estabilizada, e qualquer possível afundamento do solo seria específico.

*Com informações da CNN Brasil e Agência Brasil.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS MACEIÓ: BRASKEM se PRONUNCIA; veja nota!

Tags

Autor