Paisagismo

Jardim vertical: vantagens e desvantagens de montar uma parede com plantas na sua casa

Jardim vertical pode embelezar e trazer conforto para o ambiente familiar, mas criação exige cuidados; manutenção periódica é fundamental

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel dos Santos, Flávio Oliveira

Publicado em 06/12/2023 às 9:34 | Atualizado em 06/12/2023 às 9:53
Notícia
X

Ter uma parede cheia de plantas em casa é o sonho de muita gente. O jardim vertical exige pouco espaço e deixa o ambiente muito mais bonito. No entanto, se você quer ter um desses na sua casa, atenção: para evitar dores de cabeça no futuro, preste bastante atenção em cuidados na hora da concepção. Nesta página, veja as vantagens e desvantagens de ter um jardim vertical em casa.

VANTAGENS DO JARDIM VERTICAL

Varanda do Casal – Plural Arquitetura Criativa – Ana Carolina Pitanga e Lígia Garcia: a simetria da fachada do casarão é evidenciada pelas faixas de jardim vertical. O piso de ladrilhos revitalizado toma ares de tapete que emoldura o amplo sofá ladeado pela premiada poltrona Veleiro - Foto: Dayvison Nunes / JC Imagem
Varanda do Casal – Plural Arquitetura Criativa – Ana Carolina Pitanga e Lígia Garcia: a simetria da fachada do casarão é evidenciada pelas faixas de jardim vertical. O piso de ladrilhos revitalizado toma ares de tapete que emoldura o amplo sofá ladeado pela premiada poltrona Veleiro - Foto: Dayvison Nunes / JC Imagem - Varanda do Casal – Plural Arquitetura Criativa – Ana Carolina Pitanga e Lígia Garcia: a simetria da fachada do casarão é evidenciada pelas faixas de jardim vertical. O piso de ladrilhos revitalizado toma ares de tapete que emoldura o amplo sofá ladeado pela premiada poltrona Veleiro - Foto: Dayvison Nunes / JC Imagem

1. Ocupa pouco espaço

A paisagista Ericka Raquel chama atenção para o pequeno espaço demandado pelo jardim vertical. “Cada vez mais, as pessoas estão se mudando para lugares menores. O jardim vertical não precisa de um espaço amplo. Apenas uma parede já é suficiente”, comenta.

2. Maior contato com a natureza

“Com o jardim vertical, você traz o verde, a natureza para dentro de casa. Estamos vivendo em um mundo de concreto, longe da natureza, então, o jardim vertical é uma forma de trazer esse contato com a natureza. Não somente com plantas, mas também a fauna. A partir do momento que trago as plantas, trago alguns insetos, borboletas, beija-flores, pássaros. Quem ama a natureza vê isso como um benefício”, afirma Ericka Raquel.

3. Bem-estar e redução do calor

A paisagista chama atenção que o maior contato com as plantas também pode ajudar a saúde mental. “Já foi provado que a natureza estimula a criatividade. É também um alívio para a saúde mental. Dá a sensação de bem estar”, diz Ericka, acrescentando que, além disso, o jardim vertical também reduz o calor, melhorando a sensação térmica.

DESVANTAGENS DO JARDIM VERTICAL

1. Alto custo

A paisagista explica que, em geral, montar um jardim vertical não é barato. “A gente vai precisar de um material específico para evitar infiltração na parede. Por exemplo, existem blocos cerâmicos que você precisa chamar um profissional para fazer bem feito e evitar prejuízos no futuro. Tem estrutura mais simples feita de madeira, mas vai precisar de um marceneiro para projetar”, analisa.

2. Necessidade de manutenção periódica

“Outra desvantagem é a manutenção periódica. Tanto das plantas para que continuem bonitas, quanto a questão da estrutura. Se for feito de blocos cerâmicos, tem de analisar sempre se não tem nada comprometido. Normalmente, quando o jardim é muito alto, tem de ver a irrigação, tem que ser automática porque é difícil irrigar um por um, na mão”, afirma Ericka Raquel.

EM QUAL AMBIENTE POSSO MONTAR UM JARDIM VERTICAL?

“Pode ser numa sala, no quarto, contanto que haja uma iluminação natural muito boa. Também pode ser em um ambiente externo, numa parede árida, seca, você pode aproveitar esse espaço para o jardim vertical”, sugere a paisagista.

“Se o jardim vertical for do lado externo, não vai ter tanta preocupação com infiltração quanto no lado interno. Com relação às plantas, se bater Sol, é necessário colocar plantas de Sol pleno. Se for dentro de casa, normalmente, são plantas de meia sombra. É importante a orientação de um profissional para a escolha das plantas”, conclui.

A reportagem foi feita após consulta à paisagista Ericka Raquel.

Tags

Autor