Saúde da mulher

Menstruação pode atrasar quantos dias? Quando devo me preocupar? Ginecologista responde

Além de gravidez, a menstruação pode atrasar por várias outras causas; veja explicação de médico

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel dos Santos

Publicado em 11/12/2023 às 11:07 | Atualizado em 11/12/2023 às 11:23
Notícia
X

Muitas mulheres se assustam quando notam que a menstruação está atrasada, mas calma! Antes de se preocupar, é importante aguardar alguns dias, já que, de acordo com os médicos, um atraso de alguns poucos dias - mesmo em mulheres com ciclo regular - pode não significar nada de preocupante.

“Atraso menstrual é quando a menstruação não desce na data que geralmente costumava descer. Varia de mulher pra mulher, se ela tem um ciclo regular ou irregular, se o ciclo dela é de 28 dias, 25 dias, 30 dias. Não existe um consenso sobre quantos dias de atraso seria anormal, mas, em média, atraso menstrual seria mais de 7 dias além da data que a menstruação deveria descer”, esclarece o médico ginecologista Paulo Henrique Aureliano.

Reprodução/Freepik
Menstruação - Reprodução/Freepik

A gravidez é, de fato, a causa mais comum e é a primeira hipótese que deve ser investigada em mulheres com idade fértil, mas não é a única razão que pode fazer uma mulher ter atraso na menstruação. Além da gestação, podem ser motivo de atrasos no ciclo menstrual:

  • Disfunções ovarianas, como Síndrome dos Ovários Policísticos;
  • Causas hipotalâmicas, devido a fatores que alteram a secreção de hormônios do hipotálamo (estrutura localizada no cérebro), como estresse, prática intensa de exercícios e perda ponderal de peso;
    Doenças crônicas;
  • Uso de medicações;
  • Uso de anticoncepcionais hormonais;
  • Tratamentos quimioterápicos e
  • Alterações estruturais no útero

Quando os atrasos menstruais deixam de ser normais, doutor?

“Não adianta basear-se em apenas um ciclo menstrual atrasado para achar que tem algo anormal. Para uma mulher que não está grávida e não usa anticoncepcional contínuo, o período que começa a ser preocupante, ou seja, aquele que precisa ser investigado, seria após 3 meses de atraso para mulheres com ciclos regulares ou 6 meses para aquelas com ciclos irregulares. Nesse caso, o atraso menstrual passa a ser amenorréia, ausência de menstruação e deve ser investigado. Sendo que a grande maioria das mulheres procura o médico ginecologista bem antes desse período”, responde Paulo Henrique Aureliano.

“A maioria das mulheres já procura o médico nos primeiros dias de atraso menstrual, suspeitando de gestação. E é importante excluir isso. O alerta para procurar um ginecologista é quando ela tem amenorréia, ausência de menstruação. Outros sinais de alerta que associados ao atraso menstrual devem ser levados em consideração são aparecimento de pêlos excessivos pelo corpo, acne, dificuldade para engravidar, saída de leite pelo seio em mulheres que não estão amamentando (galactorréia), fadiga excessiva, queda de cabelos, pele ressecada. Esses sinais e sintomas despertam a investigação de várias causas que podem estar por trás do atraso menstrual”, detalha.

No caso de gravidez, além do atraso na menstruação, o corpo dá outros sinais?

De acordo com o médico, sim. Segundo Aureliano, a mulher grávida também pode sentir “náuseas, vômitos, dores pélvicas tipo cólicas e inchaço na barriga, aumento da sensibilidade nos seios, cansaço, sonolência, tontura, dores de cabeça”.

A idade pode interferir no ciclo menstrual

Adolescentes e mulheres mais velhas podem perceber irregularidades no ciclo menstrual e conversar com o próprio ginecologista para entender essas características é muito importante.

“Para ocorrer a menstruação, ocorre uma cascata de eventos complexos envolvendo hormônios produzidos no hipotálamo e hipófise, no sistema nervoso central (cérebro) e que vão agir nos ovários e útero. Chamamos de Eixo Hipotálamo-hipófise-ovário. Adolescentes, no início da vida fértil, podem ter ciclos muito irregulares nos primeiros dois anos, devido a imaturidade desse eixo. Da mesma forma no período do climatério, final da vida fértil da mulher, que antecede a menopausa, ocorre escassez de células ovarianas e os ciclos também passam a ser irregulares, cada vez mais espaçados, podendo alternar com períodos de sangramento mais exacerbado, até que a menstruação não venha mais. Quando temos a menopausa”, explica o médico ginecologista.

Existe tratamento para menstruação atrasada?

“Não existe um tratamento para o atraso menstrual”, responde o médico. “O atraso no ciclo menstrual é um sinal que deve gerar a investigação para descobrir a causa base. Aí sim, descobrindo a causa, podemos ver o melhor tipo de tratamento. É errado achar que iniciar anticoncepcional para todas as mulheres não grávidas com atraso menstrual irá resolver o problema por trás do atraso. Estimular boa alimentação, prática de exercícios físicos regulares, sono regular, evitar estresse e uso indevido de medicações já seria uma boa forma de prevenir alterações menstruais de modo geral e, portanto, um tratamento”, finaliza o especialista.

A reportagem foi feita após entrevista com o ginecologista Paulo Henrique Aureliano (CRM-PE 24255). Ele é médico pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), especialista em Ginecologia e Obstetrícia pelo IMIP, Fellowship em Uroginecologia pelo IMIP, Fellowship em Uroginecologia pelo IMIP, Preceptor da Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia no setor de Urgência/Emergência Obstétrica e Sala de Parto do Hospital da Mulher do Recife.

Tags

Autor