COVID-19

Nova onda de Covid-19: com alta nos casos de covid-19 no Nordeste, Fiocruz pede atenção nas festas de fim de ano

Veja dicas de prevenção e cuidados com a covid-19 nas festas de fim de ano, diante do aumento dos casos

Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 26/12/2023 às 11:25
Veja dicas de prevenção e cuidados com a covid-19 nas festas de fim de ano - RAWPIXEL/TEDDY

O boletim InfoGripe ressalta a persistência do aumento dos novos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados à covid-19 na região Nordeste, conforme análise divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na última sexta-feira (22).

FAIXA ETÁRIA DE CONTAMINAÇÃO REDUZ:

O estado do Ceará destaca-se pelo ritmo acelerado de crescimento da covid-19. Apesar de mostrar sinais de redução na faixa etária dos jovens adultos.

Além do Ceará, outros estados do Nordeste também registram aumento nos casos, como Alagoas e Sergipe. Em quadros mais recentes, esses locais indicam um aumento na população de idade mais avançada, seguindo a tendência já observada na Paraíba e em Pernambuco.

Quanto à Bahia, que foi o primeiro estado da região a entrar nesse ciclo de aumento da covid-19, apresenta sinais de interrupção no crescimento, embora ainda não indique reversão para queda.

Com a chegada das festas de fim de ano, como Natal e Ano Novo, a Fiocruz destaca a necessidade de redobrar a atenção nessas localidades.

COVID-19 ASSOCIADA ÀS FESTAS DE FIM DE ANO:

O Coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, recomenda que as celebrações familiares ocorram em ambientes abertos ou bem ventilados.

Quem for viajar para estados do Nordeste, fica o pedido de uma atenção ainda maior naquelas recomendações fundamentais, ou seja, vacina em dia, lembrar que grupos de risco têm uma indicação para já antecipar a dose de reforço
Coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes

Além disso, é aconselhado o uso de máscaras de qualidade (N95, PFF2) para quem apresenta sintomas de gripe, como nariz escorrendo, espirros, tosse, incômodo na garganta ou dificuldade respiratória.

No entanto, o ideal, segundo Marcelo Gomes, é que pessoas com sintomas associados à covid-19 permaneçam em casa, em repouso, para proteger seus familiares.

NOVA VACINA ANTICOVID adaptada pela PFIZER é APROVADA na EUROPA

Tags

Autor

Veja também

Webstories