COCIELO RACISMO

MPF pede condenação de Julio Cocielo por crime de racismo

Influenciador fez comentários racistas em seu perfil no Twitter

Imagem do autor
Cadastrado por

Samantha Oliveira

Publicado em 03/01/2024 às 21:18 | Atualizado em 03/01/2024 às 23:10
Notícia
X

O Ministério Público Federal solicitou que o influenciador Júlio Cocielo seja condenado por conta de comentários racistas feitos em seu perfil no Twitter, atual X.

As publicações foram feitas entre os anos de 2011 e 2018, onde o MPF cita nove exemplos para classificar o comportamento de Cocielo como criminoso. Em uma delas, o youtuber cita que o Brasil "seria mais lindo" se não existisse "frescura com piadas racistas". No mesmo post, ele propõe "exterminar os negros".

O caso veio à tona por conta dos tweets feitos por Júlio Cocielo se referindo ao jogador francês Kylian Mbappé, que é um homem negro. Em junho de 2018, o influenciador disse que o atleta "conseguiria fazer uns arrastão top na praia".

MPF pede condenação de Cocielo

O MPF argumentou que o caso de Júlio Cocielo não é liberdade de expressão. "Ainda que o réu seja humorista, não é possível vislumbrar tom cômico, crítica social ou ironia nas mensagens por ele publicadas. Pelo contrário", diz o texto do procurador da República João Paulo Lordelo. "Não é humor, é escárnio".

A ação envolvendo Cocielo está em fase final na primeira instância, prestes a entrar em julgamento. Até dezembro de 2023, o caso estava em segredo de Justiça.

Com informações da Carta Capital.

Tags

Autor