LUTO

Menina de 8 anos morre após AVC hemorrágico; caso é considerado raro

A garota chegou a ser socorrida, mas não resistiu

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 10/01/2024 às 8:08
Notícia
X

Num raríssimo caso, uma menina de 8 anos morreu após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico na última segunda-feira (8).

Maria Julia Adriano, residente da cidade de Ribeirão do Pinhal, no Paraná, chegou a ser levada para o Hospital Universitário de Londrina, onde foi internada, mas não resistiu.

O velório ocorreu na funerária São Carlos e o seupultamento foram realizados na terça-feira (9), no Cemitério Municipal de Ribeirão do Pinhal.

O caso de Maria comoveu a cidade, principalmente por ser um caso raro. Geralmente, esses acidentes são mais comuns em homens de idade avançada.

Fatores de risco incluem tabagismo, sobrepeso, consumo excessivo de álcool e histórico familiar.

O QUE É AVC?

Segundo o Ministério da Saúde, o AVC acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea.

Segundo um estudo global, chamado de INTERSTROKE, realizado com dados de pessoas de 32 países, momentos de raiva, tristeza e exaustão física podem ser gatilhos para desencadear um AVC.

A cada 11 participantes, de acordo com o levantamento, um afirmou ter experimentado sentimentos de raiva ou tristeza cerca de uma hora antes da ocorrência de AVC.

Um em cada 20, por sua vez, alegou ter praticado esforço pesado, ocasionando uma exaustão física.

 

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor