Operação Limite Virtual

PF deflagra operação contra vazamento de provas do Enem

O nome da operação, Limite Virtual, foi escolhido para alertar sobre os limites que devem ser respeitados nas interações em redes sociais

Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 24/01/2024 às 12:52
- Divulgação

Nesta quarta-feira (24), a Polícia Federal (PF) iniciou a Operação Limite Virtual com o propósito de conduzir uma investigação sobre o vazamento ilícito da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Dois mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos conforme autorização da Justiça Federal em Sobral, no Ceará.

A operação visa apurar indícios de crimes relacionados à divulgação ilícita do conteúdo da prova em redes sociais, cometidos por um suspeito na região.

Após receber comunicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a PF conduziu as investigações, identificando o investigado residente na cidade cearense.

Há suspeitas de divulgação ilegal do tema da redação do caderno rosa do exame realizado em 2023, durante a aplicação da prova.

CRIMES

As ações do investigado podem configurar a prática, em tese, do crime de fraude em certame de interesse público, sujeito a penas que podem chegar a oito anos de prisão.

O nome da operação, Limite Virtual, foi escolhido para alertar sobre os limites que devem ser respeitados nas interações em redes sociais.

Tags

Autor

Veja também

Webstories