GRANDE RECIFE

Polícia apreende adolescente, que afirma ter matado criança de 10 anos em Itamaracá

A apreensão ocorreu na noite da segunda-feira (26)

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 27/02/2024 às 9:43 | Atualizado em 28/02/2024 às 8:07
Notícia
X

Um adolescente, suspeito de ter assassinado a tiros uma criança de 10 anos na Ilha de Itamaracá, no Grande Recife, na última quinta-feira (22), foi apreendido pela Polícia Militar (PM).

A apreensão ocorreu na noite da segunda-feira (26), no bairro do Pilar, próximo ao local do crime, conforme relatado pela corporação nesta terça-feira (27). A idade do adolescente ainda não foi divulgada pelas autoridades.

O adolescente estava acompanha de um homem, de idade também ainda não informada, quando foi abordado pelos PMs.

Ao avistar os policiais, o menor fugiu por um matagal, mas foi feita uma varredura e ele foi alcançado.

Segundo o Batalhão de Radiopatrulha (BPRp), ambos teriam ligação com o atentado que resultou na morte do menino de 10 anos e deixou dois irmãos dele feridos.

PM DIZ QUE ADOLESCENTE CONFESSOU CRIME

Tanto o adolescente quanto o homem foram levados pelos militares à 7ª Delegacia de Polícia de Homicídios, em Paulista, onde o adolescente, teria confessado o assassinato do menino e as duas tentativas de homicídio, segundo a PM.

Em nota, a Polícia Civil de Pernambuco confirmou que o adolescente confessou o ato infracional. "Não é possível fornecer mais detalhes até a conclusão do inquérito policial", disse o texto.

Com o adulto foi encontrado um revólver calibre .38 com cinco munições, sendo uma deflagrada. Já com o adolescente, foi achada uma munição calibre .38 em seu bolso.

"O menor (adolescente) foi localizado num matagal. Inicialmente ele negou participação. Mas, chegando na delegacia, ele confessou não só a participação direta no homicídio, mas também citou outros autores da ação. Há uma guerra entre duas facções que estão brigando pelo domínio do tráfico na localidade. Ele contou que teria matado a criança e ferido as outras por vingança por causa da morte do bebê", disse o major Davidson Michel, comandante do Batalhão de Polícia da Rádio Patrulha (BPRp), em entrevista à TV Jornal.

RELEMBRE O CASO

Três crianças, com idades entre 7 e 12 anos, foram baleadas por bandidos que invadiram uma casa na Ilha de Itamaracá, no Grande Recife, no fim da noite da quinta-feira (22).

Uma das vítimas, um menino de 10 anos, morreu, mesmo tendo sido socorrido para um hospital da região. A ação criminosa, que deixou os moradores da ilha em estado de choque, aconteceu na comunidade da Biquinha, no bairro do Pilar.

De acordo informações apuradas pela TV Jornal, a família estava em casa dormindo quando criminosos mascarados chegaram atirando.

O filho mais novo levou um tiro no pé, enquanto o mais velho dos irmãos levou quatro tiros. O irmão de 10 anos, que estava descansando em uma rede, também foi baleado diversas vezes.

Um vídeo compartilhado nas redes sociais retrata a mãe das crianças em estado de desespero, com sons de choro infantil e gritos de agonia ao fundo. Veja o vídeo abaixo.

Invadiram minha casa, atiraram nos meus filhos pequenos. Jaime... meu Deus do céu, ele foi baleado", disse a mãe das crianças baleadas, no vídeo.

NOITE DE TERROR EM ITAMARACÁ

As crianças de 7 e o adolescente de 12 foram levados para o hospital da Ilha de Itamaracá e depois para o Hospital da Restauração, no bairro do Derby, área central do Recife. Não há informação sobre o estado de saúde deles.

O irmão de 10 anos foi levado para o Hospital Miguel Arraes, na cidade do Paulista, também na Região Metropolitana, mas não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.


INVESTIGAÇÃO

Por meio de nota, a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) afirmou que registrou o caso como homicídio consumado e dupla tentativa de homicídio.

"As vítimas estavam dormindo em casa, com sua genitora, quando desconhecidos arrombaram a porta do local e realizaram disparos da calçada para dentro da residência, atingindo as três vítimas", afirmou a PCPE.

As investigações foram iniciadas e seguem com a 8ª Delegacia de Polícia de Homicídios (DPH) até o total esclarecimento do caso, de acordo com a polícia.

Por meio de nota, a Prefeitura da Ilha de Itamaracá lamentou e repudiou o episódio de violência, envolvendo três crianças.

"Estamos em busca de respostas em conjunto com as autoridades de segurança em relação a esses atos brutais. Não temos poupado esforços em colaborar com as polícias civil e militar, disponibilizando toda a estrutura do município para auxiliar no que for necessário para identificar e punir os responsáveis", diz  a nota.

BEBÊ BALEADO EM ITAMARACÁ

O episódio de terror desta sexta-feira não é o primeiro caso de violência contra crianças na Ilha de Itamaracá.

No último sábado (17), um bebê de 9 meses foi assassinado a tiros depois de homens armados invadirem uma casa na cidade.

Além da morte, a mãe e a avó da criança também foram atingidas por tiros. Elas permanecem internadas no HR.

De acordo com informações da coluna de Segurança, do JC, o bebê foi identificado como Gael Lourenço França do Carmo e estava com a mãe, de 22 anos, e a avó, de 35 anos, na comunidade Roque Santeiro, localizada no bairro Biquinha.

Os homens armados invadiram a casa da família e teriam chegado atirando.

Tags

Autor