
O engenheiro que atua na área rural é também conhecido como engenheiro agrônomo e desempenha uma função importante para quem vive no e para o campo.
Nesta terça-feira, dia 13 de setembro, é comemorado o Dia Mundial do Engenheiro Agrônomo, dessa forma, confira informações sobre esse profissional.
O que faz um engenheiro agrônomo? Qual a função do engenheiro agrônomo?
O engenheiro agrônomo tem a função de planejar, organizar e realizar a manutenção dos processos agrícolas com o objetivo de melhorar o desempenho nos negócios do campo.
Além disso, esse profissional é responsável pelo combate de pragas, melhoramento da colheita e do plantio, somado a garantia de uma boa comercialização de produtos e animais.
ENGENHEIRO AGRÔNOMO: qual o salário?
De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), de 2018, do Ministério do Trabalho, um engenheiro da área rural pode chegar a ganhar R$15.000 de salário.
O salário médio pago aos engenheiros agrônomos é de R$ 7.904,85, segundo o Quero Bolsa.
Onde um engenheiro agrônomo pode atuar?
O engenheiro agrônomo pode atuar desde entidades públicas ou privadas até pequenos negócios em busca de aumentar a produtividade e fornecer o melhor cenário para a área rural.
Nessa profissão, é possível atuar com consultorias, prestando auxílios técnicos e projetos de agronegócio em busca do sucesso do cliente. Somado a isso, a docência também é uma opção válida para atuar como engenheiro agrônomo.
Saiba a diferença entre engenharia agronômica e agronomia
A diferença entre a agronomia e a engrenharia agronômica é bastante simples, pois consiste em uma área de conhecimento e uma profissão que se desenvolve, respectivamente.
Agronomia, junção das palavras em latim "ager" (campo) e "nomos" (lei), significa abranger as ciências, técnicas e saberes que regem a prática da agricultura. Dessa forma, o termo se concentrar na área do conhecimento voltada ao meio rural.
Já o engenheiro agrônomo, que muitas vezes é chamado de "agrônomo", se refere à profissão desempenhada por aqueles que estudam áreas do conhecimento com o foco em agronomia, assuntos como gerenciamento de agronegócios e administração rural são exemplos abordados e praticados pelos profissionais.
Comentários