INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

ChatGPT: professor descobre uso da tecnologia para trabalhos universitários

Polêmica entre professores e alunos crescem após a popularização do

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 02/01/2023 às 9:38 | Atualizado em 09/01/2023 às 9:41
Notícia
IoTNEWS.
Mais alunos usam a inteligência artificial, ChatGPT, em trabalhos. - FOTO: IoTNEWS.

A popularização da inteligência artificial da OpenAI, o ChatGPT, já chegou para alguns estudantes dos Estados Unidos, que usaram a tecnologia para a produção de seus trabalhos escolares.

O ChatGPT é uma inteligência que utiliza a tecnologia de linguagem GPT -3,5, que funciona em formato de chatbot capaz de escrever códigos, redigir redações, redigir postagens de blog, compilar relatórios de trabalho, além de impulsionar o trabalho de escritores no geral. Contudo, o chatbot não copia o que já existe na web ou em um espaço de armazenamento, ele é capaz de criar conteúdos do zero. 

Essa tecnologia tem preocupado professores em relação à produção e originalidade dos trabalhos escolares. 

Professor descobre que alunos usaram a tecnologia para trabalhos escolares

Segundo as informações do site New York Post, o professor norte-americano assistente de filosofia, da Universidade de Furman, Darren Hick, afirmou que ficou surpreso com a descoberta de que, não apenas ele, mas vários amigos de profissão desconfiaram da produção de trabalhos universitários pela inteligência artificial

Mas, como identificar esses trabalhos com o uso do ChatGPT

De acordo com o Hick, ao solicitar um texto sobre o filósofo David Hume para os alunos, o professor percebeu que seus estudantes usavam a tecnologia, uma vez que as palavras utilizadas eram peculiares.

“É um estilo limpo. Mas é reconhecível. Eu diria que escreve como um aluno muito inteligente do 12º ano. Existem palavras estranhas específicas usadas que não estavam erradas, apenas peculiares… se você estivesse ensinando alguém a escrever uma redação, é assim que você diz a ela para escrevê-la antes que ela descubra seu próprio estilo.", confirmou o professor, de acordo com o TecMundo

Como saber que foi o ChatGPT? 

Uma das maiores preocupações dos professores que desconfiam do ChatGPT nos trabalhos é a confirmação oficial de que a tecnologia foi responsável pela produção dos trabalhos.

Apesar da desconfiança através das palavras usadas, não há confirmação da autoria do texto. 

No caso do professor norte-americano, ao confrontar seu aluno sobre o uso da tecnologia, ele confirmou a utilização da IA. 

Comentários