
Na última sexta-feira (13), uma argentina, de apenas 12 anos, morreu sufocada ao tentar fazer um vídeo chamado "desafio do apagão", que voltou a viralizar no TikTok.
O caso aconteceu na cidade de Capitán Bermúdez, província de Santa Fé, na Argentina. Contudo, essa não foi a primeira vez que jovens morrem ao tentar realizar o desafio.
O que é o "desafio do apagão"?
O "desafio do apagão" consiste em se enforcar com um cinto ou cadarço até perder a consciência.
O desafio requer que o usuário transmita a ação ao vivo na rede social, se a pessoa concluir essa etapa, ela pode avançar no jogo.

Outros casos do "desafio do apagão" no TikTok
No começo de julho de 2022, o TikTok foi processado por resultar na morte de duas crianças, de 8 e 9 anos, por conta do "Blackout Challenge", também conhecido como o "desafio do apagão".
O caso ocorreu nos Estados Unidos e os pais das crianças deram início ao processo ao alegar que o TikTok sabia ou deveria saber dos riscos que o desafio poderia causar, e que os algoritmos não deveriam recomendar conteúdos nocivos para as crianças.
As consequências dos algoritmos não são de hoje. Mas, os pais alertaram para as recomendações que o TikTok faz na página "Para Você", que se baseiam em diversos filtros.
“O TikTok precisa ser responsabilizado por enviar conteúdo mortal para essas duas meninas”, disse o advogado Matthew P. Bergman, de acordo com o The New York Times.
Comentários