
Nesta quarta-feira (08), o Google homenageia a Mama Cax, a hatiana-americana foi um símbolo importante que lutou em busca da representatividade das mulheres negras e com deficiência no mundo da moda. A ativista e modelo morreu aos 30 anos.
No mês da História Negra, nos Estados Unidos, o Doodle destaca a ilustração de Lyne Lucien, do Brooklyn.

Conheça a história de Mama Cax.
Sobre Mama Cax
Nascida em Cacsmy Brutus, localizado no Brooklyn (EUA), a modelo foi diagnosticada com câncer de ossos e pulmões aos 14 anos, tendo que passar por uma cirurgia no quadril. Esse procedimento resultou na amputação da sua perna direita.
Apesar da demora de aceitar a prótese na perna, principalmente por não ser próximo do seu tom de pele, Cax passou a se expressar seu estilo com cores vibrantes e passou a usar a prótese com motivos artísticos.
Mama Cax também utilizou as redes sociais como importante ferramenta para defender a inclusão na moda e discutir inseguranças corporais que atinge as mulheres.
"À medida que o movimento de positividade do corpo crescia, Mama Cax percebeu que mulheres negras e mulheres com deficiência eram sub-representadas nas mídias sociais. Ela começou a postar regularmente e defender a inclusão na moda e usar a mídia social para discutir suas inseguranças corporais. Ela entrou oficialmente na indústria da moda como modelo em uma campanha publicitária em 2017 e foi contratada pela Jag Models logo depois.", escreveu o Google no blog post.
A morte de Mama Cax
A morte de Mama Cax foi causada tragicamente por complicações médicas por conta do câncer em 2019.
Cax ainda é lembrada por sua luta e o espaço conquistado fora e dentro das passarelas.
Comentários