
Nesta sexta-feira (10), um porta-voz da Meta Plataforms compartilhou ao Reuters a exploração de uma rede social autônoma descentralizada para compartilhar publicações em formato de texto, o que pode ser uma concorrência direta ao Twitter.
De acordo com um site de notícias indiano, Moneycontrol.com, informações citando a fonte dizia que o novo aplicativo, com o codinome P92, oferecerá suporte ao ActivityPub, um protocolo de rede social aberto que fornece uma API cliente/servidor para criação, atualização e exclusão de conteúdo.
"Estamos explorando uma rede social autônoma e descentralizada para compartilhar atualizações de texto. Acreditamos que há uma oportunidade para um espaço separado onde criadores e figuras públicas podem compartilhar atualizações oportunas sobre seus interesses", afirmou o porta-voz da Meta à Reuters em e-mail.
Somado a isso, o aplicativo da Meta seria vinculado com o Instagram e permitiria o registro e login através das contas da rede social. Uma fonte do site indiano afirmou que "Eventualmente, o gráfico será dividido e, após a inscrição inicial, o compartilhamento de dados do Instagram para o P92 será mínimo, se não nenhum".
Twitter ganha concorrentes com a chegada de Elon Musk
Apesar das poucas características divulgadas, a nova rede social pode chegar em um momento favorável, uma vez que a gestão de Elon Musk têm sido questionada por investidores, funcionários e usuários.
É necessário destacar que redes sociais como Koo, Mastodon e Bluesky também estão na corrida para a conquista de usuários insatisfeitos com o Twitter. Contudo, até agora, nenhuma plataforma foi capaz de atingir o reconhecimento do pássaro azul.