ASTRONOMIA

Pico da Chuva de Meteoros Líridas começa hoje (22); saiba de que horas e como assistir

A partir da madrugada deste domingo (23) será possível observar a chuva de meteoros Líridas no Brasil.

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 22/04/2023 às 8:04 | Atualizado em 22/04/2023 às 8:05
Lukas Schlagenhauf/ NASA.
Confira tudo sobre a chuva de meteoros que será vista do Brasil. - FOTO: Lukas Schlagenhauf/ NASA.

Neste final de semana, os observadores brasileiros poderão aproveitar a primeira grande chuva de meteoros do ano: Chuva de Meteoros Líridas, essa que será visível até mesmo ao olho nu. 

O fenômeno terá seu pico entre os dias 22 e 23 de abril, sendo uma ótima oportunidade para aproveitar a vista dos rastros luminosos, principalmente na região do Norte brasileiro

É importante que os observadores confiram as condições meteorológicas para os dias, uma vez que podem afetar a visibilidade dos meteoros.  

Chuva de meteoros Líridas  

Meteoros são corpos celestes que se movimentam no espaço e entram na atmosfera do planeta, queimando parcial ou totalmente por conta do impacto com a atmosfera terrestre e o contato com moléculas de oxigênio. 

Uma chuva de meteoros acontece quando diversos meteoros passam pelo céu e, aparentemente, partem de um mesmo ponto. 

A chuva de meteoros Líridas tem origem do cometa Thatcher (C/1861 G1), que tem uma trajetória perto da Terra a cada 415 anos. Essa chuva começou a partir do dia 15 de abril, mas alcança o seu pico durante a madrugada do dia 22 ao dia 23 de abril. 

Apesar de mais intensa no Hemisfério Norte, no Brasil será possível observar em torno de 10 meteoros por hora.

De que horas começa a Chuva de Meteoros Líridas? Como acompanhar?

Para quem não quer perder o evento no céu, é importante procurar um local com pouca poluição luminosa e esperar atentamente. A partir das 2h, no horário de Brasília, o observador terá mais chances de encontrar os meteoros ao olhar para direção nordeste. 

Outro ponto positivo é que a Lua não irá atrapalhar a visibilidade do fenômeno, uma vez que está em sua fase crescente e com cerca de 6,94% de luminosidade, segundo o Calendarr. Assim, os observadores poderão ver até mesmo os meteoros menos brilhantes no céu.  

Dessa forma, os aplicativos são formas alternativas de também acompanhar o Pico de Chuva de Meteoros Líridas 2023. O usuário pode ser auxiliado com apps como Stellarium, Star Walk, Star Chart, Sky Safari ou SkyView. 

Dicas para acompanhar o Pico de Chuva de Meteoros Líridas

  • Utilize os apps para situar o fenômeno em relação a sua localização; 
  • Espere cerca de 20 minutos para que seus olhos se acostume com o céu noturno; 
  • Olhe para diferentes direções, mesmo que os meteoros tenham origem de um mesmo ponto, é possível que as "estrelas cadentes" surjam de qualquer lugar. 


UOL.
Pico de chuva de meteoros Líridas. - FOTO:UOL.