TECNOLOGIA

Recife vai participar do City Data Alliance, programa de uso de dados para melhoria de serviços públicos

Prefeitura do Recife divulgou a integração de Recife em programa City Data Alliance para uso de dados com objetivo de impactar serviços públicos.

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 18/05/2023 às 9:08 | Atualizado em 18/05/2023 às 9:09
Notícia
Instagram (@mikebloomberg).
Mike Bloomberg é o dono da Bloomberg, empresa que realiza o programa City Data Alliance. - FOTO: Instagram (@mikebloomberg).

Entre as 100 cidades das Américas selecionadas pela Bloomberg, Recife foi escolhida para participar do programa City Data Alliance que vai ajudar no desenvolvimento de um novo modelo de excelência para utilizar dados na gestão municipal. 

O objetivo do programa é impactar os serviços públicos, com a abordagem baseada em dados e resultados, usando métricas e avaliações de alto nível para medir o impacto de investimentos e escalabilidade, oferecendo uma melhoria na vida da população. 

"Esta é mais uma importante parceria do Recife com a Bloomberg. A transformação digital é determinante para que possamos encontrar soluções para novos e antigos desafios. Os governos precisam apresentar serviços de qualidade e políticas públicas eficientes, que verdadeiramente impactem na vida das pessoas. Para isso, a transformação digital e o uso de dados é cada vez mais fundamental.", afirmou o prefeito João Campos, no Diário Oficial da Prefeitura do Recife. 

"No Recife, a partir do processo de vacinação da Covid-19, transformamos a nossa relação com o cidadão e estamos digitalizando todos os serviços públicos, de forma territorializada e georreferenciada, para que as decisões sejam tomadas com base em evidências e no cruzamento de dados, para que a gente não deixe nenhum território, nem nenhuma população, descoberta. Esta parceria vai nos ajudar a aprimorar e potencializar este processo", concluiu. 

Recife e o uso de dados 

Instagram (@joaocampos)

João Campos na reunião da City Data Alliance. - Instagram (@joaocampos)

De acordo com a Prefeitura do Recife, a seleção das cidades que integram o programa levou em consideração aquelas que já usam dados de forma sofisticada. A reunião na cidade de Baltimore, onde o prefeito João Campos estava presente, também garantiu uma formulação estratégica para adicionar um novo padrão de uso de dados no Recife.

A cidade terá o apoio de um acelerador do City Data para promover o uso de dados na gestão dos serviços. Somado a isso, as equipes da Prefeitura terão assistência técnica e individualizada, além de treinamento desenvolvido pela Government Excellence da Universidade Johns Hopkins. 

Comentários