
Nesta sexta-feira (31), Google, OpenAI e Meta afirmaram para o governo dos Estados Unidos que vão iniciar medidas para identificação de conteúdos gerados por Inteligência Artificial(IA).
A ação das big techs pode combater um dos maiores problemas que também atingem a "Era da IA": a desinformação na internet, já que a produção de conteúdos gerados pela nova tecnologia se espalham de forma exponencial.
De acordo com as informações dos Reuters, as medidas podem incluir a inserção de marcas d'água em textos, imagens, áudio, imagens e vídeos gerados por IA.
Além do Google, Meta e OpenAI, empresas como Anthopic, Inflection e Amazon se comprometeram a testar os sistemas antes de lançá-los e compartilhar informações para amenizar riscos, além de investir na cibersegurança.
-
Pesquisa da USP sugere aplicação de inteligência artificial no diagnóstico do autismo
-
5 MOTIVOS PARA USAR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: veja QUAIS SÃO OS IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO e vantagens de utilizar a TECNOLOGIA NAS ESCOLAS
-
Google lança a inteligência artificial Bard experimental no Brasil nesta quinta-feira (13)
Marcas d'água para identificação de IA
Já usada por alguns sistemas de Inteligência Artificial, como o Bing Image Creator, as marcas d'água são soluções para identificação de conteúdos produzidos pela tecnologia.
Diversos casos de imagens e vídeos que "enganaram" usuários na web pelo realismo podem ser combatidos com as medidas dessas empresas.
Segundo os Reuters, as empresas também se comprometeram a proteger a segurança e privacidade dos usuários ao mesmo tempo que desejam garantir que a tecnologia seja livre de preconceitos e não sejam usadas para discriminar grupos vulneráveis.
Comentários