Saúde

Saiba o que fazer em casos de engasgo

O engasgo pode ser fatal em qualquer fase da vida

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 28/05/2019 às 16:15
Pixabay
FOTO: Pixabay

O engasgo é um acidente que pode ser fatal em qualquer fase da vida. A asfixia acontece quando o fluxo de ar é bloqueado por um objeto ou alimento que se prende na garganta ou traqueia. Assim, a asfixia pelo engasgo poderá ser uma emergência médica, precisando de atenção urgente. O principal sintoma do engasgo é a incapacidade de respirar ou falar e pode apresentar tosse. Em casos mais graves, a pele da pessoa pode chegar a ficar azul.

Engasgo na primeira infância e idosos

O engasgo acomete idosos e também está muito presente na primeira infância. Por isso, o cuidado com alimentos pastosos, como o mingau, deve ser redobrado. Na hora da asfixia, é preciso ainda mais atenção, pois, dependendo da idade, o socorro deve ser feito de forma diferente.

Engasgo: Como o socorro deve ser feito

Veja agora, de forma detalhada, como deve ser feito o socorro a uma criança grande ou adulto em caso de engasgo. Confira:

Corpo de Bombeiros dá orientações para casos de engasgo por telefone

Uma família do Grande Recife entrou em desespero depois que um idoso ficou asfixiado ao tentar engolir um comprimido. Eles ligaram para o Corpo de Bombeiros e receberam as orientações pelo telefone.

+VÍDEOS