
As denúncias dos ex-funcionários foi enviada para a produção da TV Jornal
A denúncia partiu de um grupo de ex-funcionários - Foto: Reprodução/TV Jornal
Um grupo de ex-servidores da Prefeitura de Camaragibe, município da Região Metropolitana do Recife, afirmam que não podem sacar o auxílio de R$ 600, garantido pelo Governo Federal durante o período de pandemia do novo coronavírus, porque os nomes eles ainda estão vinculados a prefeitura. As denúncia dos ex-funcionários foi ao ar nesta sexta-feira (22), no programa Por Dentro Com Cardinot.
O secretário de Administração de Camaragibe, Alex Norat, enviou um vídeo explicando o que está acontecendo com estes ex-servidores.
Em nota, o Ministério da Cidadania explica que os dados diários, são informados anualmente pelos empregadores, sendo estes responsáveis legais pelas informações prestadas, tais como a ocupação, data de contratação e demissão as informações são prestadas de acordo com calendário estabelecido pela secretaria especial de previdência e trabalho do Ministério da Economia. No caso de informações incorretas declaradas na ráis ou no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o cidadão deve procurar a empresa ou órgão responsável pela prestação da informação e solicitar a retificação via sistema.
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As datas foram definidas de modo a aprimorar o pagamento e evitar concentração nos meios digitais e aglomerações nos pontos de atendimento. O calendário traz escalonamento para os grupos de beneficiários – elegíveis do Bolsa Família, CadÚnico e inscritos pelo app/site –, bem como para antecipação do crédito para movimentação digital e para saque em espécie conforme mês de nascimento.
Os beneficiários do Bolsa Família elegíveis para receber o auxílio de R$ 600 poderão sacar em espécie, da mesma forma do benefício regular, conforme o número final do Número de Identificação Social (NIS). O calendário para este público já inicia nesta segunda-feira (18) conforme quadro a seguir:
Para quem recebe o auxílio pela Poupança Social Digital a Caixa Econômica antecipou a segunda parcela para compras com o cartão virtual, além do pagamento de boletos e concessionárias.
O cliente que recebeu a primeira parcela pela conta poupança da Caixa ou por outro banco, terá aberta nesta segunda etapa, gratuitamente, uma Poupança Social Digital e movimentará os recursos por meio do CAIXA Tem. Segue o calendário para uso digital dos recursos:
A prioridade do banco ainda é manter o atendimento digital. Dessa forma, reforça a orientação para que os recursos do auxílio sejam movimentados por meio do CAIXA Tem a fim de evitar filas e aglomerações.
Até o dia 26, o auxílio está sendo depositado nas contas de poupança digital da Caixa de acordo com o mês de nascimento do beneficiário. Até o dia 29, o dinheiro poderá ser movimentado exclusivamente por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de boletos bancários, contas domésticas (água, luz, telefone e gás) e de compras em estabelecimentos parceiros.
Quem quer receber em contas de outros bancos, poderá usar a poupança social da Caixa e o dinheiro, integral ou restante, será transferido para a conta indicada de acordo com o calendário de saque da Poupança Digital.
O beneficiário que recebe pela Poupança Social Digital pode emitir o cartão de débito virtual para compras pela internet em sites e aplicativos que aceitam débito. A emissão do cartão é gratuita e a compra é debitada diretamente da conta, sem precisar sair de casa.
Para gerar o cartão basta acessar o aplicativo CAIXA Tem e selecionar a opção Cartão de Débito Virtual, logo na tela inicial. Com mais dois passos o app envia a imagem do cartão com os dados para o usuário utilizar na internet.
Para usar o Cartão de Débito Virtual basta informar os dados informados pelo aplicativo nos sites e aplicativos que aceitam débito. As compras são seguras porque para cada transação é gerado um código de segurança, enquanto nos cartões normais o número é sempre o mesmo. Para as compras recorrentes, o número é salvo e não é preciso gerar um código a cada compra.
Os que recebem o crédito pela Poupança Social Digital e optarem por sacar o benefício em espécie deverão seguir o calendário escalonado por mês de aniversário. Nas datas indicadas, eventual saldo existente será transferido automaticamente para a conta em que o beneficiário recebeu a primeira parcela, sendo poupança Caixa ou conta em outro banco.
A Caixa Econômica realizou parcerias com prefeituras de cerca de 1.100 cidades para a sinalização e organização das filas e instalação de impressoras para facilitar a triagem fora da agência, sempre levando em conta os cuidados necessários para evitar a transmissão da COVID-19.
Cinco caminhões-agência itinerantes também estão atendendo em localidades com maior necessidade. Confira o calendário dos próximos dias:
A Caixa Econômica vai creditar a parcela 1 do Auxílio Emergencial para mais 8,3 milhões de beneficiários entre os dias 19 e 29 de maio. No total, serão disponibilizados mais R$ 5,3 bilhões nas contas indicadas no momento da inscrição, conforme calendário a seguir:
O pagamento da primeira parcela continua na semana seguinte:
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