Saiba quais são as maiores igrejas evangélicas do Brasil

ASSEMBLEIA DE DEUS

Especialmente forte nas regiões Nordeste e Norte, a Assembleia de Deus chegou ao Brasil por meio do trabalho de dois missionários suecos: Gunnar Vingren e Daniel Berg, que desceram em Belém, no Pará.

Ler mais

A Assembleia de Deus é adepta da doutrina do chamado "batismo no Espírito Santo" e a consequente prática de se "falar em línguas" durante o culto.

Hoje cada um dos ministérios (as várias ramificações dentro da Assembleia de Deus) é constituído de uma igreja sede e suas afiliadas.

IGREJA BATISTA

A Igreja Batista também tem seu maior número de fiéis no Nordeste brasileiro, mas o número de membros no Centro-Oeste e Sudeste também é relevante. Sob o nome Batista, a denominação existe desde 1612.

Os batistas têm uma forma de governo congregacional democrático, e suas igrejas são autônomas. Elas se relacionam umas com as outras pela mesma fé e ordem, de forma cooperativa.

IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS

A maior parte dos fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus está no Sudeste. Igreja é liderada por Edir Macedo.

Ler mais

A doutrina da Universal é bastante parecida com a de outras igrejas evangélicas pentecostais, mas ela costuma enfatizar a chamada teologia da prosperidade, segundo a qual o sucesso financeiro é um desejo de Deus para o homem.

Ler mais

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL

A Congregação Cristã no Brasil também tem presença forte no Sudeste, mas também detém número de fiéis relevante no Nordeste e Centro-Oeste. A denominação ítalo-americana chegou ao Brasil por volta de 1910.

Hoje, os templos da Congregação Cristão no Brasil são padronizados em sua arquitetura e cor, o que a torna de fácil identificação.

IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR

A Igreja do Evangelho Quadrangular nasceu nos Estados Unidos em 1923 por meio do trabalho da Irmã Aimée. Já no Brasil, a primeira igreja da denominação foi fundada São Paulo, em novembro de 1951, pelo missionário Harold Edwin Williams.

A igreja mantém até hoje um Instituto Teológico que oferece cursos teológicos e de extensão, para preparar melhor as pessoas que irão atuar no trabalho missionário. Seus membros estão concentrados principalmente na região Sul do país.

IGREJA DEUS É AMOR

Em 1962, o missionário Davi Miranda fundou a Igreja Deus é Amor, que tem sede na cidade de São Paulo. A denominação tem um regulamento interno e doutrina própria e os membros são credenciados.

Os adventistas estão em maior número na região Norte. A denominação chegou ao Brasil em 1884, por meio de publicações que chegaram ao porto de Itajaí, com destino a Brusque, em Santa Catarina.

IGREJA PRESBITERIANA

A Igreja Presbiteriana, uma das evangélicas históricas, tem na região Nordeste do país seu maior número de fiéis. Ela teve início por meio do trabalho de Ashbel Green Simonton, juntamente com o reverendo José Manoel da Conceição.

IGREJA INTERNACIONAL DA GRAÇA DE DEUS

A Igreja Internacional da Graça de Deus é considerada neopentecostal. Ela é liderada pelo missionário R.R Soares, famoso pelo programa de tevê Show da Fé. Fundada em junho de 1980, ela tem no Sudeste seu maior número de membros.

IGREJA MUNDIAL DO PODER DE DEUS

A Igreja Mundial do Poder de Deus é a mais nova das igrejas entre as 10 com maior número de fiéis, e estes estão localizados, em sua maioria, na região Centro-Oeste. Foi fundada por Valdomiro Santiago, em Sorocaba, São Paulo, no ano de 1998.

Veja as principais notícias do dia na TV Jornal

IR PARA TVJORNAL.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories