SEMAGLUTIDA: aprovado pela Anvisa remédio que pode diminuir 17% do peso corporal; conheça o Wegovy

Nesta segunda-feira (2), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o remédio Wegovy, que tem semaglutida 2,4 mg na composição e é destinado a pessoas com sobrepeso (e comorbidades) e obesidade.

A obesidade grave atinge cerca de 13,6 milhões de brasileiros e, segundo a Novo Nordisk, empresa responsável pelo medicamento, testes apontaram que o remédio foi capaz de reduzir o peso corporal em até 17% em 68 semanas.

Antes, a empresa tinha autorização no Brasil apenas para o tratamento de pacientes com diabetes tipo 2 e na dosagem de 1 mg.

O tratamento é feito com injeções semanais e ajudou na redução de 20% do peso corporal de uma em cada três pessoas e 83,5% dos pacientes apresentaram queda no peso igual ou superior a 5%, diz a empresa.

O medicamento, porém, pode causar efeitos colaterais: alterações gastrointestinais, como náuseas, diarreia, vômitos, constipação e dores abdominais foram registrados.

"A aprovação no Brasil representa importante conquista para as pessoas que convivem com a obesidade e excesso de peso. Trata-se de uma doença crônica, progressiva e multifatorial e que exige uma série de cuidados durante todo o tratamento", disse Priscilla Mattar, diretora médica da Novo Nordisk.

Quando o Wegovy sai no Brasil?

Mesmo aprovado pela Anvisa, ainda não há data de lançamento do remédio prevista no Brasil. Isso depende de alguns trâmites, como a definição do preço dos medicamentos.

A estimativa é de que, em 2025, 167 milhões de pessoas terão a saúde afetada pelo excesso de peso, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Considerada uma doença crônica, a obesidade está relacionada com risco aumentado de desenvolver condições de saúde como doenças cardiovasculares, câncer e diabetes tipo 2.

Ler mais

Veja as principais notícias do dia na TV Jornal

IR PARA TVJORNAL.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories