GASES FEDIDOS: "Pum" fedido é sinal de doença? Saiba o que pode ser

O excesso de gases já te incomodou? Os gases são uma parte perfeitamente normal do processo digestivo, mas alterações em sua frequência, som, cheiro e outras características podem revelar outras coisas sobre sua saúde.

Uma maior frequência de gases, por exemplo, pode resultar de quadros de estresse, ansiedade e até mesmo depressão. Isso ocorre por conta da menor oxigenação intestinal causada pelos males citados, segundo a proctologista Maristela Gomes, em matéria para a Boa Forma.

Os gases tendem a não ter cheiro, sendo causados por conta do ar engolido durante o dia. Comer lentamente e mastigar com frequência nas refeições pode colaborar para uma diminuição da frequência de gases.

Além disso, também não há nada de errado em soltar flatulências durante as refeições. Isso ocorre por conta das movimentações do sistema digestivo, para ser aberto espaço para os alimentos que começam a adentrar o corpo.

O excesso de "puns" sem cheiro desagradável em sequência pode ser causado pelo consumo de alimentos com a fibra solúvel inulina - o que é o caso de lentilha, feijão e aspargo.

Já o "pum" fedido pode ser causado pela alimentação, como o consumo de alimentos com grande quantidade de enxofre - como ovos, couve, repolho, brócolis, alho ou cebola - ou alimentos com carboidratos de cadeia curta - leite, trigo, castanha de caju e maçã.

Caso os "puns" fedidos ocorram com frequência, isso pode indicar intolerância a lactose ou ao glúten.

Outro fator que potencializa o fedor dos puns, deixando-os ainda mais malcheirosos que o normal, é o descontrole da flora intestinal. O consumo de probióticos pode favorecer o controle de bactérias com efeito maléfico, combatendo o problema.

"Pum" fedido é sinal de doença?

Caso os gases sejam fedidos, persistentes e estejam acompanhados de outros sintomas, como inchaço, náusea, sangramentos e perda de peso, isso pode indicar Doença de Crohn, doença celíaca ou SCBID (Supercrescimento bacteriano no intestino delgado).

Se essa combinação de sintomas se apresenta, o ideal é consultar um médico para devida avaliação da causa e tratamento adequado.

IMPORTANTE

Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de algum dos problemas citados nesta matéria, procure um médico para investigação e início de tratamento.

SÍFILIS SINTOMAS: Saiba quais são os sintomas da sífilis e como é o tratamento da doença

Ler mais

VINAGRE DE MAÇÃ BENEFÍCIOS: Saiba para que serve vinagre de maçã e os benefícios para a saúde

Ler mais

CHÁ PARA GASES E INCHAÇO NA BARRIGA: Confira remédios para combater excesso de gases neste CARNAVAL 2023

Ler mais

Veja as principais notícias do dia na TV Jornal

IR PARA TVJORNAL.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories