EXCESSO DE GASES PODE SER CÂNCER? Saiba o que gases fedidos ou excessivos pode indicar

Você já se incomodou com excesso de gases no seu organismo? Os gases são uma manifestação perfeitamente normal do processo de digestão, mas mudanças em sua frequência, som, cheiro e outras características podem revelar como anda sua saúde.

EXCESSO DE GASES

Uma frequência elevada de gases, por exemplo, pode ser consequência de estresse, ansiedade e até mesmo depressão. Isso acontece por conta da diminuição da oxigenação intestinal causada pelos problemas citados, segundo a proctologista Maristela Gomes, em matéria para a Boa Forma.

EXCESSO DE GASES

A tendência é que os gases não tenham cheiro, sendo ocasionados por conta do ar engolido durante o dia. Comer de forma lenta e mastigar com frequência nas refeições pode colaborar para uma diminuição da frequência de gases.

GASES DURANTE AS REFEIÇÕES

Além disso, também não há nada de errado em soltar flatulências durante as refeições. Isso ocorre por conta das movimentações do sistema digestivo, para ser aberto espaço para os alimentos que começam a adentrar o corpo.

EXCESSO DE GASES MALCHEIROSOS

O excesso de "puns" que não possuem cheiro ruim em sequência pode ser ocasionado pelo consumo de alimentos com a fibra solúvel inulina - o que é o caso de lentilha, feijão e aspargo.

EXCESSO DE GASES MALCHEIROSOS

Já o "pum" malcheiroso pode ser causado pela alimentação, como o consumo de alimentos com abundantemente de enxofre - como ovos, couve, repolho, brócolis, alho ou cebola - ou alimentos com carboidratos de cadeia curta - leite, trigo, castanha de caju e maçã.

GASES MALCHEIROSOS E ALIMENTAÇÃO

Caso os puns malcheirosos ocorram com frequência, isso pode indicar intolerância a lactose ou ao glúten.

Outro fator que potencializa o fedor dos puns, deixando-os ainda mais malcheirosos que o normal, é o descontrole da flora intestinal. O consumo de probióticos pode favorecer o controle de bactérias com efeito maléfico, combatendo o problema.

DOENÇAS E GASES MALCHEIROSOS

Gases fedidos, persistentes e acompanhados de outros sintomas, como inchaço, náusea, sangramentos e perda de peso, podem indicar Doença de Crohn, doença celíaca ou SCBID (Supercrescimento bacteriano no intestino delgado).

Se essa combinação de sintomas se apresenta, o ideal é consultar um médico para devida avaliação da causa e tratamento adequado.

EXCESSO DE GASES PODE SER CÂNCER?

Um excesso de gases não indica por si só a presença de câncer de intestino. Puns excessivos devem ser investigados quando há uma eliminação de mais de 20 puns com mau cheiro por dia, acompanhados de outros sintomas, como inchaço ou dor no abdômen. Caso isso ocorra, consulte um médico.

CÂNCER NO RETO: Veja quais os sintomas de câncer no intestino e como identificar

Ler mais

CHIA FAZ MAL PARA OS RINS? Veja BENEFÍCIOS e MALEFÍCIOS da semente e como "tomar chia" para EMAGRECER

Ler mais

SÍFILIS COÇA A PELE? Veja principais SINTOMAS da sífilis e COMO TRATAR a doença

Ler mais

Veja as principais notícias do dia na TV Jornal

IR PARA TVJORNAL.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories