HEMORROIDA: COMO TRATAR? Veja causas e sintomas da HEMORROIDA EXTERNA e saiba quais são os TRATAMENTOS PARA HEMORROIDA

Hemorroidas são problemas de saúde sempre muito citados, mas você sabe como identificá-las e tratá-las?

HEMORROIDA INTERNA E HEMORROIDA EXTERNA

As hemorroidas são veias dilatadas localizadas na área inferior do reto e no ânus. Elas podem se apresentar de forma interna (acima do ânus) ou externa (na superfície do ânus, de forma visível).

FATORES DE RISCO DA HEMORROIDA

Alguns fatores que favorecem o aparecimento das hemorroidas são: diarreia ou prisão de ventre crônica; hereditariedade; prática sexual anal e esforço excessivo na hora da evacuação e excesso de tempo sentado na bacia.

FATORES DE RISCO DA HEMORROIDA

Além disso, gestantes, pessoas obesas, sedentárias e que possuam uma alimentação com poucas fibras ou ingiram pouco líquido também possuem uma maior probabilidade de desenvolver a doença.

SINTOMAS DE HEMORROIDA

As hemorroidas internas acarretam sintomas mais agudos (incluindo sangramento ao evacuar), enquanto as externas são semelhantes a varizes e apresentam inchaço. Veja a seguir os principais sintomas.

Coceira (devido ao inchaço das veias)

Sangramento (pelo rompimento das veias)

É possível que haja manchas ou resquícios de sangue no papel higiênico ou roupas.

Dor depois de evacuar

Ardor depois de evacuar

Presença de muco (apresentado com menos frequência)

Sentimento de evacuação incompleta (apresentado com menos frequência)

HEMORROIDA: COMO TRATAR?

O tratamento das hemorroidas pode ser realizado com: uso de supositórios ou pomadas; retirada do coágulo que gera o entupimento da veia; estrangulamento da veia dilatada ou retirada cirúrgica da veia.

PREVENÇÃO DA HEMORROIDA

Além disso, também faz parte do tratamento inicial, bem como da prevenção da hemorroida, o consumo de líquidos e alimentos ricos em fibras, como cereais, vegetais e frutas.

PREVENÇÃO DA HEMORROIDA

Algumas atitudes podem ajudar a prevenir o aparecimento da hemorroida, como a realização regular de exercícios físicos; equilíbrio do peso; moderação no consumo de alimentos ficantes ou fortes; evitar "prender" a evacuação, fazer muito esforço para evacuar ou permanecer muito tempo sentado(a) na bacia.

IMPORTANTE

Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de hemorroidas, procure um médico para investigação e início de tratamento. Fontes: Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde de Goiás

EXCESSO DE GASES PODE SER CÂNCER? Veja o que gases fedidos e em excesso podem indicar

Ler mais

Veja as principais notícias do dia na TV Jornal

IR PARA TVJORNAL.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories