DOENÇAS QUE O LIMÃO AJUDA A COMBATER: 7 BENEFÍCIOS do limão e as doenças ele ajuda a combater

Você já conhece os benefícios do limão? Essa fruta conhecida pelo sabor azedo pode ser um doce alívio para a saúde se incluída na alimentação.

Rico em vitamina C e minerais como ferro, fósforo, magnésio e ferro, o limão é originário da Ásia, mas está presente no Brasil em diversos tipos, como tahiti, siciliano e galego, todos eles com propriedade nutricionais semelhantes.

Pouco calórico, o limão pode ser incluído na dieta para que seus benefícios para a saúde sejam aproveitados. Confira a seguir alguns deles!

Função antioxidante

Vitamina C, polifenóis e outros compostos presentes no limão possuem efeito antioxidante, combatendo o envelhecimento precoce.

Faz bem ao estômago

O limoneno, comporto ativo presente no limão, ajuda a combater a bactéria H. Pylori, que se instala no estômago, além de prevenir úlceras no estômago e no duodeno (porção inicial do intestino delgado).

Previne gripes e resfriados

A vitamina C do limão ajuda a prevenir doenças respiratórias, fortalecendo o sistema imunológico. Para quem já está doente, a ingestão também é recomendada, mas o efeito da vitamina é principalmente preventivo.

Previne doenças cardiovasculares

Antioxidante, a vitamina C do limão previne a formação de placas de ateroma que surgem devido ao colesterol alto, e que podem gerar aumento da pressão arterial e outros problemas cardíacos.

Combate fungos e bactérias

O limoneno do limão possui propriedades antifúngicas, e com isso combate infecções causadas por bactérias Staphylococcus aureus e doenças causadas por fungo, como a candidíase.

Ajuda na digestão

O consumo de limão de forma regular ajuda a prevenir a prisão de ventre, além de favorecer o processo digestivo por conta das fibras.

Ajuda a prevenir a anemia

Consumir limão após as refeições ajuda o organismo a absorver o ferro não heme, complementando a absorção de ferro presente em alimentos como feijão e vegetais folhosos.

COMO CONSUMIR LIMÃO?

O limão pode ser consumido em forma de limonada (com água e açúcar), utilizado para preparo de doces e tempero de carnes. Além disso, pode ser acrescentado a chás e sucos.

CONTRAINDICAÇÕES DO LIMÃO

O consumo de limão deve ser evitado por pessoas com refluxo gástrico e gastrite. Pessoas com afta e feridas na boca, por sua vez, podem sentir a boca ardida após consumir. Alguns indivíduos também possuem hipersensibilidade ao ácido cítrico do limão, sentindo sintomas como dor de cabeça.

LIMÃO E ESCOVAÇÃO DE DENTES

Recomenda-se a escovação dos dentes logo após o consumo de limão, para evitar que a exposição prolongada gere erosão no esmalte dental.

IMPORTANTE

Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de algum problema de saúde, procure um médico para investigação e início de tratamento. Para devida orientação sobre alimentação saudável e específica para seu organismo, consulte um nutricionista ou nutrólogo.

PSYLLIUM: PARA QUE SERVE? Saiba como usar a fibra para EMAGRECER

Ler mais

Veja as principais notícias do dia na TV Jornal

IR PARA TVJORNAL.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories