FERIDAS NO PÊNIS PODEM SER CÂNCER? Veja sintomas de CÂNCER NO PÊNIS e como é o tratamento

Sem dúvidas, qualquer alteração no pênis pode causar espanto em quem possui o órgão. De fato, é preciso ficar de olho em eventuais problemas no local para detectar doenças.

Entre os principais indícios de que há problemas relacionados ao pênis estão a presença de sangramento, feridas, verrugas, corrimento ou vermelhidão no órgão.

CÂNCER DE PÊNIS

Quando alguma manifestação citada ocorre, uma das suspeitas que as pessoas com pênis costumam ter é de câncer no pênis, um tipo raro de câncer e que costuma acometer especialmente pessoas com mais de 50 anos que representa 2% dos casos entre homens.

FATORES DE RISCO DO CÂNCER NO PÊNIS

O câncer de pênis possui como principais fatores de risco a má higiene do órgão, a não-realização da cirurgia de circuncisão (retirada do prepúcio) e infecção por HPV (foto). Essa enfermidade é mais comum nas regiões Norte e Nordeste do Brasil e entre pessoas de baixas condições socioeconômicas.

SINTOMAS DO CÂNCER DE PÊNIS

A presença de tumores em diversas áreas do pênis, como glande, corpo e prepúcio é um dos principais sinais do câncer, bem como um aumento anormal na glande do órgão e a presença de secreção esbranquiçada.

SINTOMAS DO CÂNCER DE PÊNIS

Quando o câncer entra em metástase, também podem ser observadas ínguas na virilha.

FERIDAS NO PÊNIS PODEM SER CÂNCER?

A presença de feridas no pênis pode ser um dos sintomas de câncer no órgão. Além disso, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) como sífilis e gonorreia, também podem causar feridas no pênis.

FERIDAS NO PÊNIS PODEM SER CÂNCER?

Em determinados casos, atritos ocorridos por ato sexual ou contato com roupas também podem causar feridas. Em caso de feridas ideal é consultar com um médico, para que a partir da análise do aspecto das feridas e outros métodos, seja determinada a causa.

DIAGNÓSTICO DO CÂNCER NO PÊNIS

É realizado através da biópsia do órgão (retirada de amostra de tecido), e caso seja precoce, gera uma alta probabilidade de cura. Caso a doença avance sem diagnóstico, é possível evoluir para amputação do pênis ou morte.

TRATAMENTO DO CÂNCER NO PÊNIS

Varia conforme o estágio da doença, mas entre as técnicas utilizadas estão a quimioterapia e a radioterapia. Casos mais avançados podem requerer a retirada parcial ou total de órgão. De acordo com dados da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, há cerca de mil amputações anuais no Brasil.

PREVENÇÃO DO CÂNCER NO PÊNIS

Manter uma higiene adequada do órgão, com água e sabão (especialmente após relação sexual ou masturbação) é uma importante forma de prevenção, bem como a realização da cirurgia de circuncisão/fimose e o uso de preservativo.

IMPORTANTE

Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de câncer no pênis ou outra doença citada na matéria, procure um médico para investigação e início de tratamento. Fontes da matéria: Ministério da Saúde e UOL

SANGUE OCULTO NAS FEZES SEMPRE É CÂNCER? Veja sintomas do CÂNCER NO INTESTINO e como é o diagnóstico

Ler mais

BEBIDAS QUE CAUSAM CÂNCER: Atenção a estas 5 BEBIDAS CANCERÍGENAS

Ler mais

Veja as principais notícias do dia na TV Jornal

IR PARA TVJORNAL.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories