HERPES-ZÓSTER SINTOMAS: Veja sinais de alerta, tratamento e se herpes-zóster é CONTAGIOSA

O Herpes-Zóster, conhecido popularmente como "cobreiro", é uma doença que se manifesta na pele, causada pelo vírus Varicela-Zoster (VVZ), o mesmo da catapora.

O VVZ é um dos oito vírus da família herpes que causa problemas de saúde em seres humanos. Ele pode entrar no corpo por transmissão de pessoa para pessoa - geralmente na infância - causando a catapora, entrando depois em um período de latência (sem sintomas), e reativando-se anos depois, com um quadro de herpes-zóster.

A reativação do vírus costuma ocorrer em pessoas adultas ou que tenham o sistema imunológico comprometido por fatores como Aids, recebimento de órgão transplantado, diabetes ou hipertensão.

Em casos mais raros, também é possível ter herpes-zóster ao ter contato direto com uma pessoa acometida pela doença ou pela catapora.

SINTOMAS INICIAIS DE HERPES-ZÓSTER

Antes da manifestação do herpes-zóster da pele, ocorrem sintomas como dores nos nervos, ardor, coceira, dor de cabeça, febre, mal-estar e sensação de formigamento/adormecimento, dentre outras.

SINTOMAS DE HERPES-ZÓSTER

Até dois dias depois desses sintomas iniciais, aparecem as bolhas chamadas de vesículas, que atingem especialmente as costas, o pescoço e a região torácica.

SINTOMAS DE HERPES-ZÓSTER

As bolhas podem causar dores intensas nos locais em que se manifestam. Elas contêm líquido com o vírus e por isso deve-se evitar estourá-las, o que favorece a contaminação de outras pessoas.

TRATAMENTO DO HERPES-ZÓSTER

Caso o sistema imunológico da pessoa acometida por herpes-zóster esteja em bom estado, a doença pode ser controlada espontaneamente após cerca de 8 dias. Além disso, medicamentos antivirais também podem ser utilizados, reduzindo a probabilidade de aparecimento de dores fortes.

O herpes-zóster pode causar complicações diversas, como outras infecções na pele e problemas no equilíbrio. O recomendado é que se procure um médico assim que houver o aparecimento das primeiras vesículas na pele.

PREVENÇÃO DO HERPES-ZÓSTER

Entre as principais ações de prevenção estão o isolamento de pessoas com catapora, limpeza de objetos que possam estar contaminados, vacinação contra o VVZ, e a higienização das mãos com água e sabão após elas terem contato com as lesões do herpes-zóster.

Outros tipos de vírus da família herpes também podem causar doenças, como vírus tipo 1 (causador do herpes labial) e o vírus tipo 2 (que gera o herpes genital).

IMPORTANTE

Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de herpes-zóster, procure um médico para investigação e início de tratamento. Para devida orientação sobre alimentação saudável e específica para seu organismo, consulte um nutricionista ou nutrólogo.

SÍFILIS COÇA A PELE? Veja principais SINTOMAS da sífilis e COMO TRATAR a doença

Ler mais

FERIDAS NO PÊNIS PODEM SER CÂNCER? Veja sintomas de CÂNCER NO PÊNIS e como é o tratamento

Ler mais

Veja as principais notícias do dia na TV Jornal

IR PARA TVJORNAL.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories