'ZOLPIDEM' NATURAL?

Conheça remédios naturais para um sono melhor, segundo fitoterapeuta.

A insônia e outros problemas que afetam o sono atingem cerca de 72% dos brasileiros, segundo estudos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A qualidade do sono interfere diretamente na saúde, bem estar e produtividade da pessoa. Ou seja, um bom sono significa qualidade de vida no geral.

É de extrema importância consultar um médico especializado para a prescrição do tratamento ideal, podendo ser receitado remédios próprios para o combate à insônia.

IR PARA TVJORNAL.COM.BR

Além de remédios prescritos, é possível melhorar a qualidade do sono através da fitoterapia. A fitoterapeuta Renata Azeredo indica algumas plantas com propriedades que ajudam no combate à insônia e como consumir.

Camomila

Um estudo clínico randomizado, duplo-cego, revelou que a camomila possui efeitos ansiolíticos em pessoas diagnosticadas com transtorno de ansiedade leve a moderada. Ela pode ser consumida no método de infusão na dosagem de até 5g da folha para 1 xícara de água até 3 vezes ao dia.

Melissa ou Erva-cidreira

Alguns estudos mostram que ela ativa uma substância GABA, que é um neurotransmissor que diminui o estado de alerta de luta, que estudamos no sistema nervoso autônomo. Então, com isso, ela ajuda na ansiedade, depressão e estresse. Infusão: 1 a 4g para cada xícara (150ml) - 3x ao dia.

ATENÇÃO

O chá de Melissa é contra indicado para hipotireoidismo, interações medicamentosas: pode potencializar a ação hipnótica de barbitúricos.

Valeriana

A valeriana inibe o metabolismo do GABA, através do ácido valerênico, e leva ao aumento das fendas sinápticas. Decocção: 2-3 g de raiz seca (até 4x ao dias). O aroma do chá não é agradável. Sendo a melhor opção tomar como tintura ou cápsula.

IR PARA TVJORNAL.COM.BR

ATENÇÃO

Contraindicações: Evitar o uso em combinação com medicamentos sedativos ou álcool. O Fitoterápico da Valeriana é tarja vermelha, sendo necessário prescrição médica.

Maracujá

A Passiflora é frequentemente empregada no tratamento da ansiedade devido às suas propriedades ansiolíticas, atuando como um depressor geral do sistema nervoso central. Dosagem recomendada: Infusão: 2- 7 g de parte aérea seca, até 4x vezes ao dia.

Leia mais sobre!

Ler Mais

Veja as principais notícias do dia em tv-jornal

IR PARA TVJORNAL.COM.BR

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories