Política

Auxílio emergencial não pode ser objeto de chantagem de Bolsonaro, diz Dilma

Presidente Jair Bolsonaro usou o auxílio emergencial, durante crítica às medidas de contenção à disseminação da covid-19

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 01/03/2021 às 12:20 | Atualizado em 13/02/2023 às 8:19
Roberto Stuckert Filho/ PR
FOTO: Roberto Stuckert Filho/ PR

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou em artigo publicado em seu site que o "auxílio emergencial não pode ser objeto de chantagem".

No texto, ela criticou recentes falas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre o auxílio emergencial.

"[Bolsonaro] chantageou os governadores, dizendo que se eles restringissem a circulação de pessoas e adotassem o necessário distanciamento social para evitar o contágio e as mortes deveriam assumir o pagamento do auxílio emergencial", disse a petista.
Dilma Rousseff (PT), ex-presidente da república

Discurso de Bolsonaro

Na sexta-feira (26), em discurso em Caucaia (CE), Bolsonaro atacou novas medidas de isolamento social.

"Daqui para a frente, o governador que fechar seu estado, que acabar com o emprego deve bancar o auxílio emergencial", disse Bolsonaro.

"Não pode continuar a fazer política e jogar para o colo do presidente da República essa responsabilidade", falou.

Atitude de Bolsonaro fere a Constituição, diz Dilma

Para Dilma, a atitude de Bolsonaro "fere a cláusula pétrea da constituição federal, como o respeito ao princípio federativo e o dever do estado de prover saúde como direito de todos".

"É uma atitude genocida, pois acrescenta ao desprezo pelas medidas para barrar as doenças e as mortes a chantagem, com o objetivo de impedir que os governadores o façam", disse.

Congresso Nacional

Ela termina o texto dizendo ter esperança no Legislativo.

"O Congresso, ao votar a PEC Emergencial, deve eliminar a possibilidade de a União utilizar o auxílio emergencial para incentivar o negacionismo quanto à pandemia, chantageando governadores".

Citação

"[Bolsonaro] chantageou os governadores, dizendo que se eles restringissem a circulação de pessoas e adotassem o necessário distanciamento social para evitar o contágio e as mortes deveriam assumir o pagamento do aux&iacut

Dilma Rousseff (PT), ex-presidente da república