SANTO DO DIA

SANTO DO DIA 16 de junho: São Francisco Régis, santa Julita e Santo Ciro marcam a quinta-feira

Confira quais são as santidades comemoradas no Dia de Corpus Christi 2022.

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 16/06/2022 às 9:27 | Atualizado em 16/06/2022 às 9:34
Notícia
Reprodução.
Santos do dia 16 de junho. - FOTO: Reprodução.

Nesta quinta-feira(16), é comemorado o Dia de Corpus Christi, mas também celebra os santos, como São Francisco Régis, santa Julita e Ciro

Dessa forma, para entender quem são essas entidades religiosas, confira as histórias de vida e mensagens dos santos do dia 16 de junho

SANTOS DO DIA 

1. São Francisco Régis 

O santo Francisco Régis é um símbolo de evangelização, principalmente pelos esforços em que a figura religiosa realizou em hospitais e prisões. 

Além disso, Régis é marcado como padroeiro dos jesuítas na França e das rendeiras, somado ao reconhecimento da sua valentia e resistência. 

2. Santa Julita e Santo Ciro

A história dos dois mártires do cristianismo, Santa Julita e o Santo Ciro, são símbolos de resistência à intolerância religiosa contra os cristãos na Roma, durante o governo do imperador Diocleciano. 

O dia 16 de junho marca as duas figuras religiosas pela tragédia e tortura praticada, principalmente pela história ligada entre os laços de maternidade e santidade. 

Conta-se que Julita fazia parte da rica aristocracia cristã e ficou viúva após o nascimento do filho Ciro, mas, com as perseguições do governo de Roma, acabou sendo presa com o filho e obrigada a renunciar a sua religião. 

Com a resistência de Julita e Ciro, de 3 anos, com seu grito insistente "Eu também sou cristão! Eu também sou cristão!” provocou a ira do governador Alexandre, que o matou após jogar a criança sobre os degraus do tribunal. Assim, Santo Ciro ficou conhecido como o padroeiro das crianças vítimas de maus tratos.

Santa Julita, que presenciou a morte do filho e rezou para se juntar a ele, foi decapitada e se tornou a padroeira das viúvas

Comentários