Incêndio

Igreja Ortodoxa 25 de março: 'Só sobrou o altar', diz padre sobre incêndio que atingiu 1º igreja Ortodoxa do Brasil; veja imagens

Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros, a igreja foi "muito abalada pelo incêndio"

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 12/07/2022 às 7:15 | Atualizado em 12/07/2022 às 7:20
Notícia
Reprodução/Redes Sociais
Não havia ninguém no local na hora em que o incêndio começou. - FOTO: Reprodução/Redes Sociais

Um incêndio de grande proporção que atingiu um prédio comercial no centro de São Paulo (SP) na noite do último domingo (10) se espalhou para edificações vizinhas e danificou a primeira Igreja Ortodoxa do Brasil, construída em 1904.

Segundo informações do UOL, a Igreja Ortodoxa Antioquina da Anunciação à Nossa Senhora fica localizada na Rua Cavalheiro Basílio Jafet, em São Paulo.

De acordo com André Elias, capitão do Corpo de Bombeiros, a igreja foi "muito abalada pelo incêndio".

Elias também afirmou que a igreja foi interditada, "mas não sofreu abalo que possa comprometer sua estrutura".

Imagens divulgadas nas redes sociais da igreja mostram o interior da edificação bastante danificado e ainda com alguns focos de incêndio.

Divulgação/Igreja Ortodoxa Antioquina
'Só sobrou o altar', diz padre sobre incêndio que atingiu 1º Igreja Ortodoxa do Brasil - Divulgação/Igreja Ortodoxa Antioquina

O padre Dimitrios, da Catedral Metropolitana Ortodoxa, disse ao UOL que houve um estrago "substancial" da edificação, que já tem mais de cem anos, mas ainda não tinha detalhes exatos do que foi danificado pelo fogo. O local havia passado recentemente por um processo de restauração.

"Com a ajuda dos bombeiros conseguimos salvar alguns ícones que estavam no altar, que era o mais importante para nós, devido ao valor sacral", explicou.

Segundo ele, não havia ninguém no local na hora em que o incêndio começou.

"A Igreja da Anunciação a Nossa Senhora, no centro antigo da grande metrópole de São Paulo nos remete à história de uma das maiores imigrações que nosso país já presenciou", diz um trecho no site da paróquia.

"Hoje, como um marco histórico, continua sua presença e atuação junto da comunidade que a cerca, não só de sírios e libaneses, mas também de brasileiros que por ela passam para fazer suas orações", diz ainda o texto.

Igreja Ortodoxa Antioquina de Nossa Senhora/Facebook / Estadão
Incêndio atingiu a igreja - Igreja Ortodoxa Antioquina de Nossa Senhora/Facebook / Estadão

 

O INCÊNDIO

O fogo começou na noite de ontem, por volta das 21 horas na rua Barão de Duprat, na Sé, e se espalhou para outros prédios. De acordo com os Bombeiros, o fogo foi controlado pouco antes das 8h desta segunda.

Dois bombeiros sofreram queimaduras de 2º grau e foram encaminhados para o pronto-socorro do Tatuapé, ambos conscientes. Um deles teve 36% do corpo queimado e o outro 18%, com queimaduras de segundo grau.

"Só sobrou o altar", disse um dos padres da primeira igreja ortodoxa do Brasil.

Comentários