vazamento de óleo

Fuzileiros Navais chegam em Suape para ajudar na limpeza do óleo no Nordeste

Cerca de 700 militares desembarcaram no Porto de Suape e vão trabalhar nas praias atingidas pelo óleo na região

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 10/11/2019 às 10:05
Day Santos/TV Jornal
FOTO: Day Santos/TV Jornal

Um navio dos Fuzileiros Navais, com cerca de 700 militares, desembarcou no porto de Suape, no Litoral Sul de Pernambuco, neste domingo (10), com o objetivo de atuar na limpeza e monitoramento do óleo que atinge o litoral do Nordeste desde setembro. De acordo com a corporação, a operação Mar Limpo é Vida tem ênfase nos manguezais e estuários, além do lado externo dos arrecifes.

Após o desembarque os militares vão iniciar a montagem de uma base e reforçar as ações da Marinha do Brasil na região.

Equipamentos

Ao todo, de acordo com os Fuzileiros Navais, desembarcaram cerca de 30 caminhões, 25 viaturas leves, um trator, seis equipamentos de engenharia e 18 embarcações menores. A corporação alertou para que, caso aviste óleo nas praias, o número para contato de emergências marítimas e fluviais é 185.

Óleo no Nordeste

De acordo com a Polícia Federal, o navio Bouboulina, da Grécia, é o principal suspeito pelo derramamento de óleo que atingiu as praias do Nordeste. A conclusão foi tomada a partir da localização da mancha inicial. Além disso, foi identificado que um único navio petroleiro navegou pela área suspeita, entre os dias 28 e 29 de julho, possível período em que o vazamento ocorreu.

Praias em Pernambuco

O Governo de Pernambuco que as praias atingidas pelo óleo no Estado estão aptas para o banho. A confirmação foi dada através do resultado das análises de águas. Ao todo, foram examinadas amostras de 16 praias e todas foram consideradas próprias para o banho.

Day Santos/TV Jornal
Cerca de 700 militares desembarcaram no Porto de Suape - FOTO:Day Santos/TV Jornal
Sem Crédito
Sem Legenda - FOTO:Sem Crédito
Sem Crédito
Sem Legenda - FOTO:Sem Crédito
Sem Crédito
Sem Legenda - FOTO:Sem Crédito
Sem Crédito
Sem Legenda - FOTO:Sem Crédito
Sem Crédito
Sem Legenda - FOTO:Sem Crédito