
Um navio dos Fuzileiros Navais, com cerca de 700 militares, desembarcou no porto de Suape, no Litoral Sul de Pernambuco, neste domingo (10), com o objetivo de atuar na limpeza e monitoramento do óleo que atinge o litoral do Nordeste desde setembro. De acordo com a corporação, a operação Mar Limpo é Vida tem ênfase nos manguezais e estuários, além do lado externo dos arrecifes.
Após o desembarque os militares vão iniciar a montagem de uma base e reforçar as ações da Marinha do Brasil na região.
Equipamentos
Ao todo, de acordo com os Fuzileiros Navais, desembarcaram cerca de 30 caminhões, 25 viaturas leves, um trator, seis equipamentos de engenharia e 18 embarcações menores. A corporação alertou para que, caso aviste óleo nas praias, o número para contato de emergências marítimas e fluviais é 185.
Óleo no Nordeste
De acordo com a Polícia Federal, o navio Bouboulina, da Grécia, é o principal suspeito pelo derramamento de óleo que atingiu as praias do Nordeste. A conclusão foi tomada a partir da localização da mancha inicial. Além disso, foi identificado que um único navio petroleiro navegou pela área suspeita, entre os dias 28 e 29 de julho, possível período em que o vazamento ocorreu.
Praias em Pernambuco
O Governo de Pernambuco que as praias atingidas pelo óleo no Estado estão aptas para o banho. A confirmação foi dada através do resultado das análises de águas. Ao todo, foram examinadas amostras de 16 praias e todas foram consideradas próprias para o banho.





