CORONAVÍRUS

Pernambuco confirma mais duas novas curas clínicas do coronavírus

Estão curadas uma adolescente de 16 anos, que viajou aos Estados Unidos recentemente, e uma mulher de 30 anos, sem histórico de viagem para fora do País

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 21/03/2020 às 18:16
Pixabay
FOTO: Pixabay

O governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), confirmou, neste sábado (21), a cura clínica de mais dois novos casos do coronavírus (Covid-19) no estado. Trata-se de uma adolescente de 16 anos, que foi diagnosticada com a doença após retornar de uma viagem aos Estados Unidos e uma mulher de 30 anos, sem histórico de viagem. As duas estavam em isolamento domiciliar. Com isso, subiu para três o número de pacientes recuperados da doença.

>>>Pernambuco registra cinco pacientes recuperados de coronavírus<<<

Na sexta-feira (20), a SES-PE anunciou a recuperação de uma senhora de 66 anos, residente no Recife, que, ao lado do marido, configurou os dois primeiros casos da doença no território pernambucano. O Estado também confirmou mais 2 casos da doença nas últimas 24h, totalizando 33 confirmações, onde apenas cinco estão hospitalizados. Os demais cumprem isolamento domiciliar (25), ou já estão curados (3). O Brasil tem, até agora, 1.128 casos confirmados de coronavírus com 18 mortes.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada: