COVID-19

COVID-19: Estudo identifica animais infectados em 5 capitais, inclusive Recife

Cachorros e gatos contaminados foram identificados com covid-19, em cinco estados. Veja como participar de projeto que investiga a doença em animais

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 25/02/2021 às 8:18 | Atualizado em 07/10/2022 às 10:10
Pixabay
FOTO: Pixabay

O Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) anunciou casos de covid-19 em animais.

A descoberta faz parte de um estudo nacional da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que se propôs a testar mil animais de estimação - por meio de sorologia e exame do cotonete - em cinco capitais do país: Curitiba, Campo Grande, Recife, São Paulo e Belo Horizonte. 

Cachorros com covid-19

O primeiro animal identificado com covid-19 foi um cão da raça boxer, que vive com uma família que teve casos confirmados da doença, em Belo Horizonte, Minas Gerais. 

Até o momento, segundo o Instituto, além do boxer, outros dez pets foram infectados pelo novo coronavírus e tiveram o diagnóstico oficial: quatro cães e um gato na capital paranaense, dois gatos em Recife, um cachorro e um gato em Campo Grande e outro gato em Cuiabá.

Animais infectam humanos com covid-19?

O pesquisador que coordena a pesquisa na UFMG, David Soeiro, do Laboratório de Epidemiologia e Controle de Doenças Infecciosas e Parasitárias do ICB, disse que os resultados evidenciam a ideia de que os bichinhos podem ser contaminados pelos tutores, não o oposto.

Soeiro informou, também, que os humanos diagnosticados com a doença devem utilizar máscara e manter o distanciamento de seus animais.

Voluntários que tenham interesse em participar do projeto devem entrar em contato com a Universidade.